Ação comunitária em Anhumas reuniu cerca de 250 pessoas

21 de novembro de 2022

Cerca de 250 pessoas participaram da ação comunitária realizada no sábado, dia 19/11, em Anhumas. O evento atraiu a população do bairro rural na Escola Estadual Felipe Cardoso. A realização foi da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Horizonte e Equipe Volante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

A abertura do evento contou com apresentação cultural de crianças e adolescentes do Case Parque dos Sabiás, em coreografia de Maculelê. Enquanto as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis, cama elástica e pintura facial, as famílias buscaram orientações sobre os serviços públicos e participaram da oficina de artesanato, realizada pela voluntária, Cida Bertaia.

A secretária da Smads, Euclidia Fioravante marcou presença e falou sobre a atuação da rede socioassistencial nas ações comunitárias. “Este é um trabalho de extrema importância para as famílias. Além de buscar o fortalecimento dos vínculos comunitários, a ação permite o acesso facilitado aos serviços públicos, disponibilizados para a população”, disse.

Durante a ação, as famílias também aproveitaram para atualizar o Cadastro Único e fazer testes rápidos realizados pelo Caphiv (Centro de Apoio aos Portadores do HIV/AIDS e Hepatites Virais) e básicos de saúde, com profissionais da Unidade Saúde da Família do bairro.

De acordo com Bruna Paiuta, assistente social do Cras Nov Horizonte, essa é uma das ações de um trabalho intersetorial que vem sendo realizado na Assistência Social. “Escolhemos Anhumas por ser um bairro mais distante, visando proporcionar a essa população, a convivência e o acesso”.

Cada uma dessas ações que realizamos reforça a importância do trabalho coletivo entre os serviços públicos e demais parceiros. Essa experiência, para nós, proporciona sempre, o melhor para a nossa população, atingindo assim, o nosso objetivo de ofertar um serviço de qualidade”, comentou Vanessa Davanso, coordenadora da Equipe Volante.

A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Ação Cultural (Semac), Case Parque dos Sabiás, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Gerações; Programa Criança Feliz; Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Pré-Atendimento, equipe de Proteção Social Especial da Média Complexidade (Epsemc), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Central do Cadastro Único, além do Instituto Formar, Caphiv e Seame.