Ações de combate ao trabalho infantil têm início com abordagem social e orientações em comércios e bares

1 de junho de 2023

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao trabalho infantil, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), iniciou hoje, dia 1º/06, a programação da campanha Criança Não Trabalha, com orientações e entrega de materiais informativos em comércios e bares de Piracicaba.

A ação teve início na avenida Limeira com educadores sociais do Seas, e se estenderá até o dia 07/06 em pontos estratégicos, como por exemplo, na avenida Independência, Dr. Paulo de Moraes e avenida Nossa Senhora do Carmo, calçadão da Rua do Porto, rua Luiz de Queiroz e varejão da Paulista.

Priscila Morais, funcionaria em comércio, recebendo orientações e material da campanha Criança Não Trabalha

Priscila Morais, funcionária em um dos comércios abordados, aprovou a iniciativa e considera importante a orientação sobre como proceder em casos de trabalho infantil. “Por trabalhar em uma avenida movimentada, percebo muitos casos de crianças acompanhadas de adultos em mendicância. Muitas vezes, eles aproveitam da presença da criança para sensibilizar as pessoas”, disse.

Pra mim é de extrema importância saber que temos como denunciar os casos de trabalho infantil e entender que algo bom será feito por essas pessoas. Aqui é um local perigoso, com grande fluxo de veículos circulando o dia todo e isso pode levá-los a correr riscos”, comentou Gabriel Souza, trabalhador de comércio.

Gabriel Souza, funcionário de comércio, recebendo orientações e material

As próximas abordagens contarão com a participação de profissionais que fazem parte da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Adolescente Irregular (Competi).

CONSCIENTIZAÇÃO – O mês de junho será marcado por diversas atividades de conscientização e discussão sobre o trabalho infantil, pela campanha Criança Não Trabalha, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Smads.

Amanhã, sexta-feira, dia 02/06, das 8h às 12h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, acontece o seminário Pós Medida Socioeducativa, com o tema A Articulação das Políticas Públicas no Atendimento aos Adolescentes e Jovens em Medida Socioeducativa. O evento contará com apresentação de dados sobre as medidas socioeducativas no município, de 2019 a 2022, palestras e exposição de painéis com trabalhos desenvolvidos por jovens atendidos pelo Seame/Pasca.

No dia 14/06 a programação segue com apresentação do Diagnóstico PETI 2023, para a rede socioassistencial, e no dia 15, a mesma apresentação será feita a professores da rede municipal e estadual de ensino.