SMADS

Centro Dia do Idoso recebe espetáculo Violeta, que reflete sobre o envelhecimento feminino

23 de março de 2023
Cena do espetáculo Violeta, com a boneca hiper-realista e João sobral

O Centro Dia do Idoso, serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), recebe amanhã, 24/03, às 15h, o espetáculo Violeta, em alusão ao mês da mulher. Trata-se de um teatro que se utiliza da manipulação de bonecos e objetos para refletir sobre o envelhecimento feminino, desenvolvido pelo projeto Circulação Violeta, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público.

Na trama, Violeta, uma boneca hiper-realista em tamanho real, é uma mulher de 84 anos sem estudo que foi trabalhar na lavoura muito cedo e se casou na adolescência. Passou a vida toda cuidando dos filhos, costurando e indo à igreja. Com a morte do marido, ela decide morar com a filha e parte levando todos os seus pertences. Enquanto espera o trem, Violeta conhece o músico Antonio Bento, cujas canções a transportam em uma viagem por suas lembranças, onde o percurso poético a ajuda a conquistar a tão sonhada liberdade.

O espetáculo conta com o auxílio das músicas de João Sobral, único artista brasileiro que possui um inovador instrumento de cordas chamado Vassonora, feito a partir de uma vassoura.

Logo após a apresentação, os participantes serão convidados para a roda de conversa para refletir e falar sobre temas voltados à pessoa idosa, conflitos geracionais, medos, anseios, opressão, preconceito e fundamentalismo religioso.

O Centro Dia do Idoso está localizado na rua João Tedesco, 1.265, Água Branca. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 3433-3152.

Daiane Baumgartner em oficina de confecção de bonecos

Também amanhã, no período da manhã, os idosos atendidos no Centro Dia participarão de oficina de confecção de bonecos com a atriz, bonequeira, marionetista e puppeteer Daiane Baumgartner, criadora da boneca Violeta. Essa atividade não é aberta ao público em geral.

Voltar