SMADS

CMAS empossa conselheiros e elege mesa diretora

9 de outubro de 2015

Na tarde de ontem (08), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), empossou os novos conselheiros e elegeu por meio de votação, uma nova composição da mesa diretora. Como presidente da mesa diretora foi eleita Jacqueline Campos, vice-presidente Karina Garcia Mollo; como 1ª secretária Selma Cristina Urizzi dos Reis e 2ª secretária Maria Hilma de Oliveira Ganzella.

A partir da votação, os representantes terão a função de definir e deliberar sobre as prioridades da política de assistência social e sobre a inscrição das Entidades de Assistência Social. A composição do Conselho é paritária com representantes da sociedade civil e poder público municipal.

Os conselheiros nomeados como representantes da sociedade civil foram Karina Garcia Mollo e Telma de Paula Souza (representantes do profissional do serviço social); Juarez Felix dos Santos e Gilmar Nunes Falcão – titulares, Katia Maria Paschoalini e Luzejane Santos – suplentes (representantes de usuários da Assistência Social); Maria Hilma de Oliveira Gazella, Fábio do Amaral Sanches e Lucy Pimentel – titulares; Rita de Cassia Zanetti Viana, Renata de Oliveira Vitti e Elma Emanuelle Silva – suplentes (representantes das Organizações Não Governamentais); Lourdes Ribeiro e Genésio da Silva – titular e suplente (representantes do Conselho Coordenador das entidades Civis de Piracicaba). O mandato dos membros do CMAS será de 02 anos, ou seja, até 2017.

O Conselho Municipal de Assistência Social tem caráter democrático e descentralizado para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços públicos e privados.

Além da composição da mesa diretora, o CMAS compôs as Comissões de Políticas Públicas; Justiça e Legislação; Finanças; Alteração de Legislação e Regimento Interno; Bolsa Família para avaliar situações específicas de cada entidade a fim de seguir com o plano de acompanhamento das entidades inscritas ou daquelas que se inscreverem.

De acordo com a presidente do CMAS, exercer a presidência de um órgão como o Conselho de Assistência é desafiador. “Este Conselho tem papel fundamental na política da Assistência Social, pois realiza o acompanhamento e o controle social das políticas públicas”, comenta Jacqueline Campos.

A criação do CMAS aponta competências relacionadas à aprovação da política de assistência social; regulamentação da prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social; convocação ordinária a cada 02 (dois) anos, ou extraordinária, por maioria absoluta de seus membros a conferência Municipal de Assistência Social, que terá atribuição de avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema; entre outras.

As reuniões do CMAS são mensais e públicas, ou seja, aberta à população. Outras informações sobre o calendário de reuniões, no site www.semdes.piracicaba.sp.gov.br ou www.cmas.piracicaba.sp.gov.br

Casa dos Conselhos Rua: Joaquim André, 895 – Paulista Segunda a sexta-feira das 8h às 17h Telefone: (19) 3434.0461 / 3434.7137

Tags: CMAS
Voltar