Conselho Municipal de Assistência Social elege mesa diretora

12 de janeiro de 2022

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), por meio de votação, elegeu uma nova composição da mesa diretora. Como presidente, Rosimeire Ap. Bueno Jorge foi eleita; Claudia Regonha Suster assume como vice-presidente. Já nos cargos de primeiro e segundo secretários, os escolhidos foram Lilian Ribeiro da Silva e Anderson Bartko, respectivamente.

A mesa diretora tem a função de elaborar pautas para as reuniões ordinárias e extraordinárias; dirigir e coordenar as atividades do Conselho; encaminhar as deliberações; monitorar a execução das deliberações da Conferência Municipal de Assistência Social; decidir assuntos emergenciais, entre outros.

De acordo com Rosimeire Bueno Jorge, atual presidente do CMAS, o Conselho é um espaço de controle, fiscalização e acompanhamento da política municipal de assistência social, “acredito que nosso maior desafio é qualificar a participação dos conselheiros, especialmente dos representantes dos usuários, garantindo uma linguagem acessível e necessária para o debate acerca da assistência social em Piracicaba”, destacou.

O CMAS – O Conselho Municipal de Assistência Social é paritário e tem caráter democrático e descentralizado para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços públicos e privados.

Seus representantes têm a função de deliberar sobre as prioridades da política de assistência social, serviços socioassistenciais realizados diretamente pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) ou em parceria; e participar ativamente de processos de avaliação dos serviços, desde o seu planejamento. “O Conselho criou comissões específicas para o acompanhamento do Plano Municipal da Assistência Social – o PMAS, bem como das propostas deliberadas na Conferência realizada em 2021”, afirma a presidente.

A gestão do biênio 2021/2023 conta com os seguintes representantes titulares da sociedade civil: Claudia Regonha Suster, da Associação Formar de Assistência Social e Aprendizagem Profissional; Rosimeire Ap. de Oliveira, da Casa do Amor Fraterno; Anderson Bartko, da Associação Francisca e Assistência Social Coração de Maria (Afascom); Caroline Calderane, da Associação Atlética Educando pelo Esporte (AAEPE); Inês Machado de Lima, representante de usuário da Avistar; Sandra Raquel Gomes, representante de usuário do Cras Vila Sônia; Márcia Zuleika Pereira da Silva e Nathália Capristo Navarro, trabalhadoras do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. E os demais suplentes: Ana Paula de Gaspari da Apae; Grasiela Penteado Faria e Izaías Silva dos Santos, da Associação Presbiteriana de Filantropia; Rita de Cássia Zanetti Viana, da Avistar; Juney Micael Ulisses Dionísio, da Casa do Bom Menino e Milene Pereira representante de usuário do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Cram.

Além dos representantes titulares e suplentes do poder público: Maria Luiz Gomes Zolini e Aline Ambrosano da Secretaria Municipal de Educação; Vanessa de Oliveira Araújo e Andréa Ap. Gazafi Savino, do IPPLAP; Nádia Fernanda Cristofoletti de Moraes e Fernanda Ap. Martim Gasparini; Rosimeire Ap. Bueno Jorge e Ariane Tonon Soave Rodrigues, da Smads; Cristinae Batochio Leibholz e Arlete da Mota Trevelim Rocha, da Semdettur; Priscila Zanardo Algarra e Jorge Henrique da Silva, da Emdhap; Lilian Ribeiro da silva e Mariana Ap. Baptistini, da Secretaria de Finanças; Solange Adriana Tonin Spironello e Lucilene do Carmo Martins Pereira da Secretaria de Saúde.

As reuniões do CMAS são mensais e públicas, ou seja, abertas à população. Outras informações sobre o calendário de reuniões, no site www.cmas.piracicaba.sp.gov.br

SERVIÇO – Casa dos Conselhos. Rua: Joaquim André, 895 – Paulista. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: (19) 3434.0461 / 3434.7137.