SMADS

Encontro online debate o Dia de Luta da População em Situação de Rua

19 de agosto de 2021

Data é celebrada 19/08, e encontro acontece na sexta-feira, 20/08, às 10h

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19/08, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Sesc Piracicaba, realiza debate na sexta-feira, 20/08, às 10h.
O encontro online contará com os convidados Darcy Costa, coordenador estadual do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR-SP), e a antropóloga Taniele Rui, docente da Unicamp e co-organizadora do livro Novas Faces da Vida das Ruas, finalista do Prêmio Jabuti. A transmissão será ao vivo pelo Youtube.com/SescPiracicaba. A mediação será feita por Rosimeire Jorge, do Departamento de Educação Permanente e Vigilância Socioassistencial da Smads.

HISTÓRICO – Em 19 de agosto de 2004, sete pessoas em situação de rua foram assassinadas no episódio que ficou conhecido como Massacre da Sé. O episódio desencadeou a construção de um movimento nacional e a criação do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, na busca pela garantia de direitos.
Até os anos 1990, as pessoas que ficavam nas ruas eram vistas a partir da ótica da caridade por meio, principalmente, da atuação de organizações religiosas; ou como uma questão policial, com a prisão dessas pessoas, baseada na lei de mendicância.
Em 2009, foi criada, pelo Governo Federal, a Política Nacional para a População em Situação de Rua. O objetivo dessa política foi criar as condições para promover o acesso das pessoas em situação de rua aos programas e ações setoriais nas diferentes áreas: Assistência Social, Educação, Saúde, Habitação, Emprego, Renda, Segurança. Em 2009 foi também revogada a lei de mendicância.
Com a criação da política nacional, ações dispersas e fragmentadas, desenvolvidas por diferentes iniciativas, foram estruturadas. Um aparato institucional foi sendo criado para garantir o atendimento a essa população, e os serviços tipificados começaram a ser implantados nos municípios a partir de 2010.

 

 

Tags: poprua
Voltar