Juntos, Smads e movimentos sociais estudam melhor forma de apoio a pessoas em situação de rua

15 de julho de 2021

Objetivo é integrar e organizar ações, como a entrega de refeições a essa população

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) está promovendo encontros com grupos, movimentos sociais, associações, lideranças religiosas e pessoas que realizam ações solidárias com a população em situação de rua de Piracicaba. Foram realizadas duas reuniões. A pauta é a integração e organização dessas ações, principalmente no que diz respeito à distribuição de alimentação.

“Estamos coordenando essa mobilização e fazendo o mapeamento dos grupos que doam refeições às pessoas em situação de rua, com a finalidade de otimizar essas importantes ações solidárias”, explica Euclidia Fioravante, secretária da Smads.

Segundo Euclidia, o principal objetivo é distribuir as refeições, que são entregues semanalmente por esses grupos, de maneira mais eficiente e sem desperdício, além de encontrar locais privados e adequados, de fácil acesso, para onde os voluntários poderão levar as marmitas e as pessoas em situação de rua poderão fazer suas refeições com mais dignidade e melhores condições sanitárias. A Smads já está em busca de parcerias para definição desses locais, que poderão receber essa demanda.

Thais Campos, voluntária do grupo Entrega por Piracicaba, conta que conheceu mais sobre os serviços do município no primeiro encontro. “É importante conhecer as perspectivas de quem está nesses serviços, conseguimos entender melhor até que ponto a assistência social pode auxiliar essas pessoas. A ação precisa ser realmente voltada para a população em situação de rua, e não apenas para aqueles que desejam limpar o Centro da cidade. Mas precisa ser efetiva, para que os voluntários não percam o engajamento e para que as pessoas nas ruas realmente acessem essas refeições”, disse.

Mais de 15 grupos e representantes dessas ações solidárias estiveram nos encontros. Além da secretária Euclidia Fioravante, também participaram o subcomandante da Guarda Civil, José Claudinei Canova; Luís Mazzero, da Sedema; capitão Sol Reys da Polícia Militar; Reinaldo Pousa (Câmara dos Dirigentes Lojistas); monsenhor Ronaldo Aguarelli, pastor Fernando Favoretto, além de representantes de serviços para a pessoa em situação de rua, o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) e Acolhimento. Além das reuniões presenciais, foi criado um grupo de trabalho no Whatsapp para que a Smads efetive o mapeamento e o contato com os voluntários.

PARA ALÉM DA COMIDA – Paralelo a essa mobilização, está em composição o Comitê PopRua de Piracicaba. O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua), composto de forma paritária com nove pastas do poder público e a sociedade civil, coordenado pela Smads, será um importante espaço de participação social e de discussões profundas no que compete à elaboração da Política Municipal para a pessoa em situação de rua.

Euclidia Fioravante relatou que a Smads, a partir da implementação do departamento de Vigilância Socioassistencial na pasta este ano, também está coordenando a elaboração do Censo da população de rua de Piracicaba, que irá identificar de maneira fundamentada o perfil deste público, para tornar os serviços da rede municipal e acesso a eles mais efetivos. “Nosso atendimento a essas pessoas deve estar alinhado às diretrizes da política da assistência social, por meio do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), visando o resgate dos vínculos interpessoais e/ou familiares dessas pessoas, e a construção de outras trajetórias de vida, com vistas ao processo gradativo de saída da situação de rua. Por isso, é preciso diagnosticar as causas, sem deixar de suprir as necessidades urgentes dessas pessoas”, frisou a secretária.

Tags: centro pop