SMADS

Oficina Tecendo Redes no Território reúne moradores do Piracicamirim

29 de maio de 2023
Acolhida sobre os serviços do Cras Piracicamirim e entrega de sementes de girassol

Mais de 200 pessoas participaram na tarde de sábado, dia 27/05, da oficina Tecendo redes e fortalecendo o território, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Piracicamirim, serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). A ação contou com orientações sobre serviços públicos e atividades culturais.

Crianças aprendendo sobre o braile, com profissionais da Avistar

As atividades tiveram início a partir de uma Acolhida para apresentação do Cras e serviços referenciados. Os participantes também receberam orientações sobre o programa Criança Feliz, para crianças de zero a três anos de idade, além de crianças de até seis anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência) e gestantes; e sobre o programa Habilitação e Reabilitação (PHR) para pessoas com deficiência e suas famílias, realizado em parceria com a Auma, PIPA, Avistar e Apaspi.

Orientações sobre saúde bucal

A população recebeu ainda, atendimento do Cadastro Único, mediante agendamento prévio; informações sobre os serviços de saúde bucal, conferência de carteira vacinal e promoção da alimentação saudável, com a equipe do CRAB Piracicamirim; orientações e cadastramento do cartão Pira Cidadão, orientações sobre Tarifa Social de Água e oficina de orientação sobre aprendizagem, com o Instituto formar.

Luzia Correia, coordenadora do Cras Piracicamirim explicou que as ações de caráter coletivo tem o objetivo de fortalecer a rede e facilitar o acesso das famílias a seus aos direitos. “Também é uma ferramenta prevista como atribuição do serviço, de incentivo de participação e controle social”, disse.

Atividades do programa Criança Feliz

Além das informações, os participantes prestigiaram apresentação cultural, com crianças do Centro de Convivência Intergeracional Jardim Oriente e de capoeira, com o grupo Cativeiro; participaram de atividades relacionadas à Semana do Brincar, corte de cabelo. No evento foram distribuídos pipoca, algodão-doce e sementes de girassol para lembrar sobre o Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de ipês.

Voltar