Prefeitura realiza ação social na área da Renascer

25 de maio de 2023
Atividade de percussão com as crianças da Renascer

Crianças, adolescentes, idosos e famílias da área de moradia Renascer participaram na tarde de ontem, quarta-feira, dia 24/05, de ação social realizada pela Prefeitura, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte e Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Parque dos Sabiás, serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). A ação contou com atividades envolvendo desenho e pintura, instrumentos de percussão e artesanato, além de algodão-doce.

Atividades de desenho e pintura com as crianças da Renascer

O objetivo foi integrar e convidar as famílias a conhecerem o CCInter, que atende crianças, adolescentes e idosos com oficinas artísticas, culturais, esportivas, lúdicas, entre outras. O serviço conta com 120 vagas na unidade Sabiás e possui mais sete unidades de atendimento, instaladas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Oriente, Jardim Itapuã, Parque Piracicaba e Vem Viver.

Equipe do Cras Novo Horizonte orientando as famílias sobre os serviços do Cras e CCInter Sabiás

Enquanto as crianças se divertiam, as mães foram abordadas pela equipe do Cras, a fim de informar sobre os serviços e inscrevê-las, conforme interesse, nas ações de acordo com a faixa etária.

Juliana Aguiar, líder da Renascer

Juliana Aguiar, líder comunitária da Renascer, falou sobre a importância da ação, principalmente voltada às crianças e aos adolescentes. “Temos muitas crianças aqui e vejo que na maioria do tempo, ficam ociosas. Por isso, acredito que participar do CCInter será bom para o desenvolvimento delas e espero que após essa ação, os pais possam aderir ao serviço, permitindo que as crianças participem”, disse.

Bruna Paiuta, coordenadora do Cras Novo Horizonte, explicou que a ação foi pensada como estratégia de busca ativa de crianças, adolescentes e idosos para, por meio do CCInter, trabalhar a prevenção de situações de vulnerabilidade, “além de fortalecer o vínculo com a comunidade, possibilitando o acesso do público, aos serviços do Cras”.

Oficina de artesanato para a confecção de chaveiro para as crianças

O Centro de Convivência Intergeracional oferece proteção social preventiva de situações de risco e vulnerabilidade, por meio da oferta de oficinas a grupos heterogêneos a partir de interesses e demandas de usuários, propiciando vivências para o alcance da autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.