SMADS

Primeira infância: Mais de 650 crianças e gestantes são atendidas no programa Criança Feliz

6 de janeiro de 2023
Kátia Leite e os filhos durante atividades do programa

Desde o início das visitas, meus filhos tiveram melhor desenvolvimento físico e cognitivo”, afirmou Kátia Delmiro Leite Pereira, mãe de três crianças atendidas pelo Criança Feliz, programa federal executado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Ao todo, o programa atende mais de 650 pessoas, entre crianças de zero a três anos de idade, além de crianças de até seis anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência) e gestantes.

O acompanhamento dos beneficiários se dá por meio de visitas semanais aos domicílios. “O objetivo é acompanhar a criança através da realização de atividades lúdicas que envolvem materiais educativos não-estruturados e as artes, promovendo o desenvolvimento integral na Primeira Infância, período de formação do ser humano, incentivando o cuidado mãe-filho por meio das habilidades da linguagem, cognição, coordenação motora e a socioafetividade”, explicou uma das visitadoras, Marcela do Carmo Ferraz.

Katia e a filha Emily Leite durante atividade motora

Kátia conta que atualmente, sua caçula, Emily Leite, é acompanhada, mas que os seus outros dois filhos mais velhos também fizeram parte do programa. “Cada vez que a entrevistadora vem, as crianças ficam ansiosas pelas atividades. Percebi um grande avanço no comportamento deles. Esse programa só trouxe benefício para a minha família”, disse, concluindo que além das ações com as crianças, recebe orientações diversas em relação às demandas da família, referenciando o acesso aos serviços públicos disponíveis nos territórios e/ou na cidade.

À esquerda, a visitadora Marcela Ferraz, a mãe Marcela Barbosa e o filho Théo

Marcela Barbosa de Almeida também é uma das mães que aprende enquanto ensina os filhos. “Desde o pré-natal do Théo tenho sido acompanhada pela rede de saúde e socioassistencial. Todas as experiências que temos vivido junto ao Criança Feliz trazem algo novo e essencial. Foi durante as visitas que a visitadora percebeu que ele poderia precisar de óculos, porque não enxergava os materiais de perto”, contou.

Os beneficiários do programa são de bairros mais próximos aos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) unidades Jardim São Paulo, Mário Dedini, Piracicamirim, Novo Horizonte, São José e Vila Sônia e são encaminhadas pela rede de serviços da Assistência Social, além da rede intersetorial da Saúde e Educação, demanda espontânea ou busca ativa por crianças que atendem aos critérios com base nos dados do Cadastro Único, entre outros.

Voltar