Projeto Com Vivência, que atende pessoas com mais de 60 anos, abre inscrições

27 de janeiro de 2023

O projeto Com Vivência, realizado pela Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom) e o Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), com repasse da Prefeitura por meio do Fundo Municipal do Idoso (FMI), ligado à Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), abre inscrições no dia 1º/02 para atividades esportivas, de artesanato, inclusão digital, musicoterapia, dança e teatro para pessoas a partir de 60 anos. As inscrições seguem até sexta, 03/02.
Para se inscrever é necessário a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. As inscrições serão feitas no Centro Social do Vila Cristina (rua Davi Gomes da Silva, s/n.º), Centro Social Novo Horizonte (rua Profa. Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145), Centro Comunitário de Ártemis (Praça João Alfredo, s/n.º), Centro Social do Santa Rosa (rua Milton Teixeira de Sá, 250) e Centro Social do Vila Fátima (avenida Marechal Costa e Silva, 464). As atividades também ocorrerão nestes locais, de segunda a sexta-feira.
O objetivo do projeto é promover a socialização e integração de pessoas com mais de 60 anos para prevenir o isolamento e contribuir para um envelhecimento saudável, estímulo do protagonismo e a melhoria da qualidade de vida, de forma a assegurar seus direitos individuais e sociais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as projeções até 2025 apontam que o Brasil será o 6º país do mundo com maior número de pessoas idosas. “Este fenômeno está ocorrendo de modo acelerado e sabemos que há muitos desafios para a sociedade como um todo, relacionados às demandas de políticas públicas para essa população. Estamos buscando formas de promover o envelhecimento ativo preconizado pela OMS, como diretriz importante para as políticas públicas”, ressalta Euclidia Fioravante, secretária da Smads.
REPASSE
 – O projeto Com Vivência será inteiramente financiado pelo Fundo Municipal do Idoso com o aporte de R$ 1 milhão feito pela Arcelor Mittal via imposto de renda em dezembro de 2021.
Para 2023, o conselho do idoso lançará novo edital de chamamento de projetos destinadas a população idosa que serão financiadas com os recursos captados durante o ano de 2022 no valor de 672 mil Municipal do Idoso (FMI).
O objetivo do FMI é financiar programas e ações relacionadas à pessoa idosa, visando assegurar seus direitos sociais e criar condições para promover sua integração e participação efetiva na sociedade.
Para o presidente do CMI, Clóvis Misawa, é uma alegria ver a consolidação do fundo municipal – resultado da conquista do conselho. “Neste ano, Piracicaba contará com a execução de um projeto voltado aos idosos, com trabalho efetivo para a sua convivência saudável, incentivo de participação social e fortalecimento de vínculos em vários pontos da cidade, podendo atender a população que, muitas vezes não tem acesso a espaços de lazer e de socialização”, afirma.