Semana Municipal do Brincar reúne crianças nos serviços da Smads

24 de maio de 2023
Crianças aprendendo a confeccionar peteca com papel

Com a proposta de valorizar o ato de brincar na infância, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), iniciou ontem, segunda-feira, dia 22/05, a programação da Semana Municipal do Brincar nas unidades de atendimento dos Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos lares de crianças assistidas pelo programa Criança Feliz.

Crianças produzindo quadro sensorial da natureza

Nas unidades de CCInter, localizadas no Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Oriente, Jardim Itapuã, Parque Piracicaba, Parque dos Sabiás e Vem Viver, entre as opções de diversão estão a produção de peteca de papel e vai-e-vem com materiais recicláveis, caça ao tesouro, expedições ambientais, produção de quadro sensorial da natureza e jogos como Rouba a Bandeira, Jogo da Velha, Qual é a música?, Telefone sem Fio, Mãe da Rua, Mímica.

Miguel Vieira Santos, segurando a peteca produzida durante atividade da Semana do Brincar

Miguel Vieira Santos, 07, participou da oficina de peteca no CCInter Jardim Oriente e ficou satisfeito em poder criar o seu próprio brinquedo, utilizando de papel, cola e penas. “Escolhi as cores e o material e agora vamos aproveitar e brincar”, disse.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads explicou que o brincar permite à criança expressar suas necessidades e se desenvolver física, emocional, social, cultural e cognitivamente, além de possibilitar a construção de vínculos sociais.

As equipes de visitadores do programa Criança Feliz têm levado atividades lúdicas às crianças e suas famílias, em seus lares. A cada visita, uma nova intervenção e mesa expositiva com brinquedos para elucidar a importância do brincar.

No Cras Vila Sônia, criança brinca na Boca do Palhaço

Já nos Cras, não apenas as crianças participam das brincadeiras, mas suas famílias também. No Vila Sônia, a acolhida teve como tema, o brincar, “e todos os presentes foram convidados à aventurar-se, entendendo que o ato de brincar com os familiares fortalece vínculos, estimula o desenvolvimento e melhora a qualidade de vida”, comentou Noemi Lopes, coordenadora do Cras Vila Sônia.

A Semana Municipal do Brincar foi proposta inicialmente pelo Poder Legislativo, conforme projeto de lei 49/2018, visando sensibilizar a sociedade quanto à valorização do ato de brincar e sua importância para o desenvolvimento das crianças.