SMADS

Semana do Brincar reúne crianças nos serviços da Assistência Social

24 de maio de 2024
Entrevistadora do PCF brinca com criança acompanhada pelo programa

Com a proposta de valorizar o direito ao brincar na infância e reforçar sua importância para o desenvolvimento das crianças, as equipes do Programa Criança Feliz (PCF), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), iniciaram hoje, quinta-feira, dia 23/05, uma programação especial com oficina de brinquedos recicláveis, exposição e brincadeiras. As atividades seguem até o dia 29/05, nas unidades dos Cras e CCInters.

Entrevistadora do PCF brincando com criança no Cras Mário Dedini

No CCInter Jardim Oriente, Cras Piracicamirim, Novo Horizonte e Mário Dedini, as crianças participaram da confecção de brinquedos, brincaram de pingue-pongue, amarelinha e na piscina de bolinha, enquanto seus cuidadores receberam orientações das equipes.

Bianca Santos e sua filha Maithe Gabrielly em atividade da Semana do Brincar

Bianca Santos, mãe de Maithe Gabrielly, de 09 meses, participou da ação e contou que é acompanhada pelo PCF desde a gestação. “O programa tem me ajudado muito; a cada visita em casa e também durante as atividades, vejo que minha filha tem se desenvolvido bastante. Ela está muito esperta e sua interação está cada dia melhor”, contou.

Crianças se divertem na piscina de bolinhas durante atividades da Semana do Brincar

A proposta da oficina de brinquedos recicláveis é resultado de atividades anteriores realizadas pelo PCF com crianças de zero a três anos de idade, além de crianças de até seis anos, beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência) e gestantes, sobre práticas conscientes de reciclagem, coleta, limpeza, separação e organização de materiais para utilização em ações educativas.

Enquanto brincam, as crianças e seus cuidadores fortalecem o vínculo afetivo, interagindo espontaneamente de forma a desenvolver mecanismos de reflexões para a promoção de capacidade e autonomia, como um trabalho preventivo e educativo nos serviços da Assistência Social”, explica Ana Paula Frasseto, supervisora do PCF.

As próximas ações serão realizadas no dia 25/05, às 14h, no Cras Mário Dedini, dia 27/05, às 10h, no Cras São José e dia 29/05, às 9h30, no Cras Vila Sônia e na quadra poliesportiva do Monte Líbano.

Voltar