SMADS

Serviços da Assistência Social festejam Carnaval

9 de fevereiro de 2024

Crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) participaram hoje, sexta-feira, dia 09/02, de atividades em comemoração ao Carnaval. A celebração tradicional do Brasil promoveu integração, brincadeiras e diversão, com serpentinas e confetes coloridos.

Os espaços das unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Centros de Convivência Intergeracional (CCInter) e Estação Idoso se transformaram em ambientes coloridos e animados por marchinhas e músicas típicas de Carnaval.

A festa na Estação Idoso se desenrolou com a dança das cadeiras e marchinhas que motivaram o trenzinho, além de muita integração entre a equipe e os frequentadores. A equipe se empenhou na decoração e ornamentos, como máscaras para uso de todos os participantes, visando resgatar a memória de outros carnavais.

Maria de Jesus Monte Mariano, com máscara durante a festa de Carnaval da Estação Idoso

Maria de Jesus Monte Mariano, 75 anos, ficou encantada com a festa. “Cheguei em Piracicaba há menos de um mês e soube do serviço e a oportunidade que oferece à pessoa idosa, de participar de atividades que garantem qualidade de vida, acesso a outros serviços, integração e socialização. Vim do Ceará e estou amando a festa de Carnaval”, comentou.

Ao centro, Maria Abadia Takaki se diverte com amigos na festa de Carnaval da Estação Idoso

A Estação Idoso é um serviço que oferta a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para o bem-estar de pessoas idosas, por meio de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer. “Frequento o serviço desde 2019 e isso só me trouxe benefícios. Faço aula de ioga, artesanato, ginástica e alongamento”, contou Maria Abadia Takaki, 71 anos.

Nos CCInters, crianças, adolescentes e pessoas idosas fizeram uma grande festa intergeracional. Com perucas, fantasias, maquiagem e muito brilho brincaram ao som das marchinhas. De desfile de máscaras e fantasias a brincadeiras carnavalescas e um resgate histórico das tradições da festa em diferentes regiões do país.

Quitéria Helena da Silva Pereira, 63 anos, frequentadora do CCInter Parque dos Sabiás, animada falou sobre a alegria que envolveu idosos e crianças em um momento de muita diversão. “Que divertido isso aqui, as crianças brincando junto com a gente”.

O SCFV CCInter atende criança, adolescentes, adultos e pessoas idosas em oito unidades, localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Oriente, Jardim Itapuã, Parque dos Sabiás e Parque Piracicaba e Vem Viver, com a oferta de proteção social preventiva a situações de risco e vulnerabilidade, promovendo a interação entre faixas etárias, a fim de permitir a valorização cultural e o desenvolvimento de sociabilidades.

Voltar