Audiência Pública do CMAS reúne mais de 100 pessoas

19 de maio de 2016

Mais de 100 pessoas participaram na tarde de hoje (19), da Audiência Pública do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Piracicaba. O evento que reuniu representantes da sociedade civil, das entidades sociais, conselheiros e afins, aconteceu no auditório da Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca).

Na oportunidade, uma das entidades cadastradas no Conselho, a Afasmac – Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Lar Escola Coração de Maria) realizou com algumas crianças do projeto, apresentações musicais. “Contar com a participação de umas das entidades cadastradas, é poder demonstrar o belo trabalho desenvolvido para a população de Piracicaba, neste caso, com crianças e adolescentes”, comenta a presidente do CMAS, Jacqueline Campos.

Durante a audiência pública, os atuais conselheiros foram apresentados aos presentes e entre eles, dois representantes da sociedade civil (Juarez Félix dos Santos e Gilmar nunes Galvão) relataram suas experiências enquanto usuários dos serviços da assistência social e membros do CMAS. “Antes de participar como membro do conselho, eu não tinha consciência alguma sobre as normas, as leis e os direitos dos usuários. Descobri que precisamos participar para conhecer os serviços e a finalidade de cada um deles, pois, enquanto usuários, somos a ponta do iceberg e se não dermos a nossa contribuição, muita coisa pode passar batido”, comenta o conselheiro Juarez F. dos Santos.

Para abrir os trabalhos, a audiência contou com a apresentação das ações executadas durante o ano de 2015, como as reuniões ordinárias e/ou extraordinárias, visitas institucionais para acompanhamento das inscrições de entidades e de projetos; e aprovadas novas inscrições de projetos, além de atuar junto ao controle das Políticas de Assistência Social, fazendo o que preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.

Após a apresentação, o Conselho convidou a todos para a palestra “A participação social no SUAS e o papel do CMAS”, ministrada pela Dra. Maria Virgínia Righetti Fernandes.

O evento contou ainda com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes que falou sobre a importância da atuação do conselho no município, junto às entidades sociais.

O Conselho Municipal de Assistência Social – é o órgão que reúne representantes do Poder Público e da Sociedade Civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar as organizações governamentais e não governamentais no município.

CMAS – Casa dos Conselhos cmas@piracicaba.sp.gov.br (19) 3434.0461 / 3434.7137

Tags: CMAS