Campanha Declare o Bem é levada para a sala de aula

24 de março de 2023

Uma entrevista bastou para gerar a ideia de levar à sala de aula uma atividade de pesquisa sobre declaração de Imposto de Renda, aos estudantes do Colégio CLQ Jequitibá. A iniciativa teve como referência a campanha Declare o Bem, para a destinação do Imposto de Renda aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (Fumdeca) e do Idoso (FMI), realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Idoso (CMI), em parceria com o Sicoob Cocre e Tupi.

Euclidia Fioravante durante palestra sobre destinação do imposto de renda aos alunos do CLQ

O professor da disciplina de educação financeira Elisson de Andrade explica que lançou o desafio aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, visando apresentar a eles para disseminação da informação, formas de contribuir com projetos sociais da cidade, destinando parte do Imposto de Renda aos fundos municipais que repassam o valor a projetos sociais voltados às crianças, adolescentes e idosos.

Os estudantes foram orientados a desenvolver uma pesquisa com seus familiares, onde se detectou, de 69 formulários respondidos, que 64,5% fazem declaração completa e tem a possibilidade de deixar parte do valor na cidade; 29% é assalariado e 34% já conhecia a opção e faz a destinação do Imposto de Renda.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, foi convidada a palestrar sobre a campanha, e na oportunidade, explicou aos estudantes, que Piracicaba tem potencial para cerca de 43 mil contribuintes que fazem declaração completa, ou seja, a possibilidade de se arrecadar 23 milhões que poderiam ser destinados aos projetos sociais beneficiados via repasse dos fundos municipais. “Esses fundos estão previstos nos estatutos da criança e do adolescente e também da pessoa idosa. Eles são ligados aos entes públicos que fazem o seu controle interno, mas é importante entender que existe toda uma organização para a execução de ações que beneficiem crianças, adolescentes e idosos da cidade”.

A iniciativa gerou a propagação de informações sobre a campanha que visa conscientizar os contribuintes sobre o trabalho desenvolvido no município.

PROJETOS SOCIAIS – Todos os projetos sociais executados em parceria com organizações da sociedade civil, beneficiadas com o repasse dos Fundos Municipais, são inscritos, analisados e aprovados pelo CMDCA ou CMI que acompanham e fiscalizam a execução.

Neste ano, mais de 2.026 crianças e adolescentes foram beneficiados com o repasse de R$ 3.799.925,47 a 26 projetos, de 15 organizações. Já para o público da pessoa idosa, R$ 1 mi foi repassado para a execução do Projeto Com Vivência realizado.