Frio: Smads amplia número de vagas para pernoite da população em situação de rua

27 de julho de 2021

Ampliação pode chegar em 70 vagas, conforme demanda

A Prefeitura de Piracicaba ampliará o número de vagas para pernoite da população em situação de rua nos próximos dias, atenta à onda de frio prevista para atingir o município. Hoje, o número de vagas é 83 e a intenção é ter mais 70 vagas, chegando a 153, para acomodar este público, que serão disponibilizadas de acordo com a demanda, já que o município mantém, durante todo ano, serviços de acolhimento provisório para esta população.
As novas vagas serão criadas na Casa de Passagem e no Albergue Noturno, espaços já estruturados no município para receber esta população.
Aliada a esta ampliação, desde a queda nas temperaturas, em junho, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), intensificou a abordagem às pessoas, explanando a elas os locais onde é possível o pernoite, realização de refeição e banho. Esta semana, inclusive, a equipe ampliará o horário de atendimento e estará até à 0h (meia-noite) nos locais de maior incidência desta população, sensibilizando as pessoas para se alojarem nas vagas disponibilizadas. Na madrugada, se alguém quiser notificar a presença de pessoas em situação de rua, a Smads solicita que ligue para o 153, da Guarda Civil, que auxiliará no encaminhamento para o acolhimento.
Os serviços, que normalmente têm horário limite de entrada até às 22h, flexibilizarão as regras para receber pessoas além desse horário. “Nosso intuito é que todo mundo possa estar acolhido e protegido durante as temperaturas mais baixas para não haver nenhum prejuízo à integridade física dessas pessoas”, frisa Euclidia Fioravante, secretária da Smads.

REDE DE APOIO – A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social tem, exclusivamente, cinco serviços direcionados à população em situação de rua que funcionam o ano inteiro. Há o Seas, o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), o Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS), a Casa de Passagem e o Albergue Noturno.
Endereços:
Casa de Passagem – Rua Frei Vital de Primeiro, 234, Jardim Califórnia.
Albergue Noturno – Rua Prudente de Moraes, 1.900, Bairro Alto.