Operação Inverno registra ocupação de 75% das vagas de pernoite por pessoas em situação de rua

4 de agosto de 2021

Ação teve início na última quarta-feira, 28/07

Na operação Inverno da última semana, que teve início na quarta-feira, 75% das vagas de pernoites disponibilizadas foram ocupadas pelas pessoas em situação de rua em Piracicaba. A ampliação do serviço foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em duas unidades de acolhida: a Casa de Passagem e Albergue Noturno. O total de ocupação não inclui pessoas que já estavam nos Serviços de Acolhimento. Na semana passada, houve ampliação imediata de 70 vagas por noite, por conta da onda de frio. O total poderia chegar a 100 vagas, caso as primeiras se esgotassem.

Na noite de sexta-feira, a mais fria dos últimos dias, 64 dessas 70 vagas chegaram a ser ocupadas. A titular da Smads, Euclidia Fioravante, acredita que a adesão se deu, principalmente, pelo trabalho do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), que intensificou as abordagens e ampliou o horário de trabalho, e pela parceria inédita com a Guarda Civil. Os educadores sociais estiveram nas ruas até à 0h (meia-noite), e uma equipe de guardas-civis atuou das 18h às 6h.

“Nosso plano de ação para proteger as pessoas em situação de rua nessa onda de frio foi além da ampliação das vagas de pernoite. Nosso Serviço de Abordagem foi intensificado. Nos reunimos com a Guarda e atuamos em parceria. É preciso atuar com muita dedicação e respeito nessas abordagens, para que os que precisam realmente sejam levados aos abrigos, protegidos do frio, em locais apropriados, com banho e refeição.”, ressalta Euclidia.

Pessoas em situação de rua sendo levadas aos abrigos

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) também intensificou os encaminhamentos para as vagas, e as ações contaram com auxílio de voluntários da sociedade civil, que realizam ações solidárias com essa população. Os voluntários colaboraram conversando e informando às pessoas para que pudessem ser dirigidas aos abrigos.

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO – A Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), também coordenou arrecadação emergencial entre os dias 27 e 28/08, de agasalhos e itens de inverno, junto a grupos da sociedade civil. Em reunião na noite de 26/08, proposta pelo poder público, estiveram presentes representantes do Exército de Formiguinhas, Filhos do Brasil, Aliança de Misericórdia, Diocese de Piracicaba, Igreja Presbiteriana e projeto Coração de Rua. Foram definidos nove pontos de arrecadação com esses grupos. Além das doações direcionadas à Central de Projetos do Fussp, o Exército de Formiguinhas distribuiu itens arrecadados em dez comunidades e conjunto habitacional da cidade.