Prefeitura inaugura Centro de Convivência Intergeracional, unidade Vem Viver

22 de março de 2023

Já na entrada da unidade, com vestimentas estilosas e sorriso fácil, crianças se preparam para receber as pessoas que compareceram à inauguração do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), unidade Vem Viver na manhã de ontem, terça-feira, dia 21/03. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e contou com a participação de autoridades, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lideranças comunitárias, famílias, usuários e coordenações envolvidas.

Visita às instalações do CCInter Vem Viver

Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba marcou presença e foi guiado por crianças, funcionários do serviço e a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, para conhecer as dependências do prédio que atende mais de 80 crianças e adolescentes do território. “Este é um espaço para se conviver e se relacionar, onde a população local também poderá desfrutar de ações pontuais com a participação de parceiros e serviços como o Emprega Pira, programas de saúde, meio ambiente, cultura, entre outros que agregam à comunidade”, disse.

O novo modelo, implantando este ano como modalidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conta com mais sete unidades localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque Piracicaba e Parque dos Sabiás. Ao todo, cerca de 600 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos são atendidos nestes espaços, com oficinas pedagógicas, esportivas, de meditação, dança, pintura, artesanato, atividades temáticas, entre outras.

O vereador Josef Borges se emocionou ao conhecer o serviço recentemente implantado na cidade. “Este modelo é importante, principalmente, pela oferta de atividades entre gerações e vem corroborar com a visão dessa gestão, de um trabalho que além de oferecer proteção social às famílias, valoriza o pertencimento da comunidade e a participação social”, ressaltou.

Thauany de Oliveira Cardoso, 10 anos, fez questão de expressar a sua alegria, falando sobre a sua gratidão em ter próximo à sua casa, um espaço de oficinas e atividades para crianças e adolescentes.

À esquerda, a coordenadora da unidade Vem Viver, Olívia, o prefeito Luciano Almeida e a líder comunitária Sandra Raquel

Este serviço veio agregar, pois é de extrema importância para a comunidade. Temos muitas crianças aqui, que podem participar dessas oficinas e se envolver com algo que realmente contribuirá para o seu desenvolvimento pessoal e formação cidadã. É como se fosse uma extensão da escola”, enfatizou Sandra Raquel, síndica e líder comunitária do Residencial Ipê Amarelo.

Descerramento da placa de inauguração

Após a abertura oficial do serviço com o desenlace da fita vermelha colocada entre os pilares, os presentes foram chamados para o descerramento da placa de inauguração do local.

O CCINTER – O Centro de Convivência Intergeracional é executado pela Prefeitura, por meio da Smads, em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte e Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), com o objetivo de oferecer proteção social preventiva a situações de risco e vulnerabilidade, promovendo, em espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, a interação entre as faixas etárias, a fim de permitir a valorização cultural e o desenvolvimento de sociabilidades para o reforço da cidadania e igualdade social.

Euclidia Fioravante e o prefeito Luciano Almeida

O serviço é uma reformulação do que existia antes. Ele está começando a caminhar e pelo que temos visto, foi muito bem aceito nos territórios. Além das crianças, adolescentes e jovens que participam, os idosos tem encontrado uma razão para sair do isolamento e buscar a socialização como prática perene”, explicou Euclidia Fioravante, secretária da Pasta.

O serviço atende crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos; adolescentes e jovens entre 15 e 17 anos; adultos acima de 50 anos e pessoas idosas a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, inscritos no Cadastro Único e encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Crianças do CCInter Vem Viver conversam com o prefeito Luciano Almeida