Semana Municipal sobre Drogas discute saúde mental

28 de junho de 2022

Mais de 80 pessoas participaram na manhã de hoje, 28/06, no Engenho Central, do segundo encontro da XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas, realizado pelo Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas (Comad) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Câmara Municipal. O objetivo foi reunir servidores públicos e interessados para discutir situações relacionadas à saúde mental nas relações interpessoais.

Palestrante Dr. Sergio Oliveira santos durante palestra com música sobre a invenção de si, no cuidado com o outro

Na oportunidade, Sérgio de Oliveira Santos, psicólogo clínico e suicidólogo, levou o tema A invenção de si, no cuidado com o outro, parametrizando a importância de se desenvolver relacionamentos saudáveis. “Podemos transformar a dor em amor e utilizar de recursos simbólicos, como a música, para fazer da nossa vida, uma literal obra de arte”, enfatizou.

Samaris Alves, coordenadora do Comad, explicou que o mais importante neste encontro foi oferecer aos participantes, a possibilidade de mudança. “O servidor precisa se sentir pertencente e acolhido, principalmente nos momentos que mais precisa, quando há problemas de ordem de saúde mental, como depressão, por exemplo. Estamos aqui para entender essa situação e buscar, por meio do Comad, a construção de novas políticas públicas para o atendimento efetivo desses casos”.

Participantes em discussão sobre saúde mental dos trabalhadores, junto ao mediador Thales Ramos, em pé

Após a abordagem, os participantes se dividiram em grupos de trabalho mediados pelo psicólogo Thales Ramos e membros do Comad para discutir, refletir e falar sobre o assunto, trazendo para a realidade, a observação sobre “o que temos, o que queremos e o que vamos construir”, slogan dessa edição.

Os quatro grupos formados apontaram questões sobre a necessidade de acolhimento ao servidor público com problemas relacionados à saúde mental. Essas propostas serão discutidas no Comad para os encaminhamentos necessários.

A programação da XX Semana Municipal de Política sobre Drogas segue amanhã, dia 29, a partir das 8h, no Engenho Central, com oficinas coletivas voltadas aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, com abordagem à temática a partir da linguagem de artes visuais, com o artista Gustavo Machado, construção de poesias, com os artistas Vênus (Gabriela), Lua (Luana) e Eberton, além da apresentação do Teatro do Oprimido, com o artista Felipe Nunes, e na quinta-feira, dia 30/6, a partir das 8h, acontece ação na praça José Bonifácio, com oficina de vivências e sensibilização voltada à população em situação de rua, haverá ainda, oficina de percussão e ritmos brasileiros com o artista Maikon Araki e apresentação musical com a cantora Vênus.

As atividades são realizadas com o apoio do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Café Morro Grande, CT Renascimento e Rede Drogal – Instituto José Cançado.