SMADS

Smads de Portas Abertas reúne lideranças comunitárias

28 de novembro de 2022

Ação denominada Smads de Portas Abertas, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), reuniu no sábado, dia 26/11, cerca de 30 líderes comunitários para apresentação da política da assistência social, seus serviços, programas e divulgação do chamamento público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que está em andamento. Além das lideranças, participaram do evento a secretária da Pasta, Euclidia Fioravante, a secretária da Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, e a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Jacqueline Barros.

Na abertura, Euclidia falou sobre a importância da ação para aproximar as lideranças do poder público e apresentou todos os serviços da assistência social, mesmo aqueles desenvolvidos em parceria com as organizações da sociedade civil. “O objetivo principal da nossa secretaria é garantir, por meio de serviços e programas, a proteção social aos cidadãos, atendendo a diferentes demandas naquilo que se refere à garantia de direitos”, disse. A secretária falou sobre cada um dos serviços e os públicos assistidos, prioritariamente, famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, idosos, situação de rua, mulher vítima de violência, entre outros.

Euclidia falou ainda sobre o trabalho em desenvolvimento realizado pela Smads em parceria com universidades, para criação de indicadores de vulnerabilidade social para o município. “Estamos fazendo várias ações para alcançar a população, no sentido de atender as demandas, para isso é preciso fomentar o uso dos espaços públicos e o trabalho para o desenvolvimento da autonomia das famílias”.

Nancy Thame também aproveitou o momento para falar sobre as ações da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, a Sema. “Precisamos entender que é necessário trabalharmos juntos, com planejamento e percepção da sociedade que, mesmo em áreas distintas, como a rural e a urbana, o trabalho deve ser organizado e realizado em conjunto para que funcione. Temos vários programas de agricultura abertos que apoiam os pequenos agricultores e não estamos falando apenas sobre quem planta, mas também sobre pessoas que produzem o seu pão caseiro, a sua compota”, ressaltou.

A líder comunitária do Tatuapé, Salvina Nunes, destacou que a iniciativa foi positiva. “Entendo que todas as secretarias deveriam adotar essa iniciativa. Ela dá espaço para a troca de experiências entre poder público e comunidades, para que haja uma construção, um planejamento das ações à população”.

O evento contou com a participação de líderes dos bairros Água Branca, Monte Feliz, Jardim Primavera, Tatuapé, Parque Piracicaba, Taquaral, Vila Industrial, Bosques do Lenheiro, Santa Rosa, Mário Dedini, Cantagalo, Comunidade Renascer, Comunidade Frederico e Condomínios Residenciais Ipê Branco, Amarelo e Roxo, Casa do Hip Hop, além de representantes da Secretaria de Governo e Partido verde.

CHAMAMENTOS PÚBLICOS – Na oportunidade, a diretora da Proteção Social Básica, Jacqueline Barros, falou sobre o edital do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que está em andamento. Ela explicou sobre o novo formato que atenderá crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos; adolescentes e jovens entre 15 e 17 anos; adultos acima de 50 anos e pessoas idosas a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, em espaços e unidades públicas de referência para o convívio comunitário e social na região Norte, nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Parque Piracicaba e Vem Viver, e nas regiões Sul, Leste e Oeste, nos territórios do Jaraguá, Jardim Oriente, Jardim Itapuã e Parque dos Sabiás.

Entendemos, depois de muito refletir sobre a baixa frequência de crianças e adolescentes nas unidades do SCFV, modalidade Case, devido as escolas de período integral e a alta demanda de idosos no município, a necessidade de se pensar em um serviço com maior abrangência de público e chegamos à conclusão que uma modalidade intergeracional seria a melhor opção”, explicou.

Esse edital foi concebido para atender a demanda específica de cada território, dando prioridade ao atendimento das crianças que frequentam o Case, no período que elas precisam desse atendimento”, destacou a secretária Euclidia Fioravante, que reforçou o objetivo da nova modalidade, Centro de Convivência Intergeracional (CCI). “O CCI funcionará como forma de intervenção social planejada, para oferecer proteção social preventiva de situações de risco e vulnerabilidade, com grupos heterogêneos a partir de faixas etárias com flexibilidade de horário, de acordo com a demanda dos territórios O intuito é que se amplie o atendimento a diversos públicos da assistência social, gerando a fusão entre o SCFV Gerações e Case”.

Jacqueline Barros esclareceu que nenhuma criança ou adolescente que já faz parte do Case ficará sem atendimento. “O que faremos será uma ampliação e alteração do seu formato, assim, outras faixas etárias também serão atendidas nesses espaços, com atividades socioeducativas em regime intercalado ou contínuo a partir de interesses e potencialidades, alcance da autonomia e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, pontuou.

Voltar