Smads inicia mobilização para composição do Comitê PopRua

26 de abril de 2021

Com o propósito de conhecer os atores sociais interessados, foi lançado um formulário para inscrições

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua) foi instituído em Piracicaba, pela Prefeitura, no último dia 13/04. Um comitê é um órgão colegiado formado por pessoas de representações diversas, visando um interesse determinado.

No município, será composto de forma paritária e terá oito membros do poder público e oito membros da sociedade civil, além dos suplentes. A partir dos dados coletados pelo formulário lançado hoje, 26/04, será elaborado o edital que regulamentará o processo de eleição desses 16 representantes da sociedade civil, titulares e suplentes.

Os representantes do poder público incluirão as pastas: Assistência Social, Governo, Saúde, Educação, Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sedema), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Desenvolvimento Habitacional (Emdhap) e Guarda Civil.
O Comitê PopRua terá um papel fundamental no reordenamento das políticas públicas para a população em situação de rua. Seus objetivos são de promover discussões e articulações intersetoriais, visando definir as prioridades na implementação de programas e ações voltados para esse público, e articular a elaboração do Plano Municipal da Política para a População em Situação de Rua.

“Além do olhar intersetorial que as demandas da população em situação de rua exigem, acreditamos que a transformação social se faz com a participação efetiva da sociedade. Esta é a ideia do Comitê e do lançamento desse formulário”, reforçou Euclidia Fioravante, titular da Smads.
Podem se inscrever representantes da sociedade civil que atuam, de alguma maneira, com a população em situação de rua: representantes de movimentos sociais, organizações da assistência social e saúde, associações comercial, industrial e de serviços, lideranças religiosas, pessoas em situação de rua e outros atores sociais interessados.

O formulário de interesse fica aberto até sexta-feira, 30 de abril. Disponível no link: bit.ly/PopRuaPiracicaba