21ª Semana de Políticas sobre Drogas tem palestras, rodas de conversa e oficinas

16 de junho de 2023

Nos dias 19, 21 e 22/06, o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove a 21ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento realizado em parceria com a Câmara Municipal contará com palestras, rodas de conversa e oficinas.

O objetivo da edição é promover ações conjuntas em relação à prevenção, visando a reflexão, o diálogo e o debate entre poder público e sociedade civil. A Semana Municipal, que tem como tema Educação, informação e integração: Juntos, na prevenção e valorização da vida!, marca o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, criado no dia 26 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No dia 19, às 19h30, acontece a abertura oficial do evento, na Câmara Municipal, com a participação da psicanalista, professora e doutora em psiquiatria e psicologia médica, Paula Becker e Lígia Angelocci, assistente social e coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), da Smads.

Na quarta-feira, dia 21/06, das 8h às 12h, na Casa do Hip Hop, localizada na rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200, Pauliceia, será realizada a palestra Educação, informação e integração: Juntos, na prevenção e valorização da vida!, com a assistente social e pós-graduada em Saúde Mental, Psiquiatria, Stress e Dependência Química, Andréia Mariana Souza Silva e oficina socioemocional, com Rafael Gonzaga.

Já no dia 22/06, às 8h, haverá abordagem temática, oficinas coletivas e apresentação de vivências para estudantes do Ensino Médio, com o tema Prevenção é o caminho.

Para finalizar a programação, também no dia 22, às 14h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, localizada na rua Saldanha Marinho, 333, Centro, terá roda de conversa para conselheiros, mediada pela Dra. Paula Becker.

As atividades serão realizadas com o apoio da Casa da Dodo, Casa do Hip Hop, CT Renascimento e Secretaria de Ação Cultural (Semac).

O Comad é um órgão deliberativo e consultivo, responsável por promover ações conjuntas na elaboração de políticas públicas para as áreas de prevenção e redução da oferta de drogas, bem como, tratamento, recuperação e reinserção social.