Abertura da XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas aborda Política Nacional

27 de junho de 2022
Vandrea Novello, representante da SMS, Marilda Soares, representante da SME, Dra.Juliana Baccarin, Euclidia Fioravante, sceretária Smads, Samaris Alves, coord. Comad, Gustavo Pompeo, vereador e Pablo Carajol do Mandato coletivo

A Política Nacional sobre Drogas foi o tema central na abertura da XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento aconteceu na manhã de hoje, 27/06, no Engenho Central, reunindo cerca de 80 pessoas entre participantes e as autoridades locais Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), o vereador Gustavo Pompeo, Pablo Carajol, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua!, representantes das Secretarias Municipais da Educação e Saúde e membros do Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad). O prefeito Luciano Almeida também marcou presença.

Exposição de trabalhos produzidos por usuários dos Caps

A abertura contou com a exposição de trabalhos artísticos produzidos por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e entrega de materiais informativos dos Narcóticos Anônimos (NAA).

O tema, abordado pelo antropólogo, cientista social, mestre em Sociologia e doutorando em Ciências Sociais Matheus C. Nunes, enfatizou o trabalho das Comunidades Terapêuticas na Política Nacional, apresentando um estudo sobre as práticas e resultados das terapias utilizadas para interação social dos usuários de drogas, a partir da proposta de atividades centradas nos eixos de espiritualidade, trabalho e disciplina. “A substância em si não é o único problema. Para encontrar alternativas de tratamento é necessário considerar três fatores: a substância, o sujeito e a circunstância”, disse.

Para a secretária Euclidia Fioravante, a Semana Municipal garante a ampla discussão e o envolvimento dos diversos segmentos da sociedade. “Vivemos em um momento de crescimento da dependência química e necessidade ainda maior, do fortalecimento da rede e de políticas públicas efetivas que apresentem resultados concretos em conformidade com os Direitos Humanos e as Diretrizes Internacionais”, ressaltou.

No final do evento, Gustavo Pompeo falou sobre a necessidade de todos os serviços da Política Nacional aos casos de dependência química. “Todos são essenciais, uma vez que, cada caso é único. O sucesso para a recuperação de um adicto vem de formas variadas. A dependência química é física, mental e espiritual, por isso deve ser tratada de maneira ampla”, afirmou o vereador.

A programação da XX Semana Municipal de Política sobre Drogas segue até o dia 30/06. Amanhã, 28/06, acontece no Engenho Central (Barracão 14), a palestra “A invenção de si, no cuidado com o outro”, com o psicólogo clínico e suicidólogo Sérgio de Oliveira Santos e rodas de conversa, mediadas pelo psicólogo Thales Ramos e conselheiros do Comad.

No dia 29, a partir das 8h, ocorrerão oficinas coletivas voltadas aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, com abordagem à temática a partir da linguagem de artes visuais, com o artista Gustavo Machado, construção de poesias, com os artistas Vênus (Gabriela), Lua (Luana) e Eberton, além da apresentação do Teatro do Oprimido, com o artista Felipe Nunes.

Para finalizar a programação, na quinta-feira, dia 30, às 8h, a praça José Bonifácio sediará a oficina de vivências e sensibilização voltada à população em situação de rua, haverá ainda, oficina de percussão e ritmos brasileiros com o artista Maikon Araki e apresentação musical com a cantora Vênus.

As atividades serão realizadas com o apoio do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Café Morro Grande, CT Renascimento e Rede Drogal – Instituto José Cançado.