SMADS

Abertura do Joca tem espetáculos com temática da literatura infantojuvenil

26 de março de 2018

A 13ª edição dos Jogos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Joca) começou nesta segunda-feira (26) com um verdadeiro espetáculo das sete unidades de Case, que mostraram no palco do Teatro Erotides de Campos um pouco do trabalho desenvolvido neste serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Todas as apresentações usaram como temática a literatura infantojuvenil. Autores brasileiros, estrangeiros, contemporâneos e também clássicos permearam as apresentações de dança e teatro.

A festa começou com a apresentação da unidade Jaraguá, que se inspirou no livro Azul e Lindo Planeta Terra: Nossa Casa, de Ruth Rocha. Na sequência o Parque Orlanda apresentou o clássico O Mágico de Oz, de Lyman Frank Baum. O Algodoal apresentou Rapunzel, uma releitura dos Irmãos Grimm. A unidade Bosques do Lenheiro apresentou O Menino Maluquinho, de Ziraldo e o Jardim Itapuã, o clássico João e Maria, dos Irmãos Grimm. Na sequência, a unidade Parque dos Sabiás representou o Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Para finalizar as apresentações, a unidade Jardim Oriente apresentou o Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-ExupéryEste. Amanhã é dia do início das competições, que neste ano se concentrarão no Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba e também na sede do Case, em dois períodos, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. Amanhã será o dia do atletismo. Na quarta-feira, acontecem jogos de vôlei e câmbio, ambos na Unimep. Na quinta-feira, as disputas de futebol e futsal acontecem na sede do projeto, nos mesmos horários. O Joca visa incentivar as práticas esportivas e promover a integração de crianças e adolescentes de várias regiões da cidade, proporcionando a vivência em espaços comunitários de lazer e entretenimento. As unidades competirão entre si, priorizando sempre a participação e o fair play (jogo limpo).

Os Cases, conforme descrição do sítio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), são um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido em parceria com a Associação Atlética Educando Pelo Esporte e atendem diariamente crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontram em situação de trabalho infantil, inserindo-as no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, do Governo Federal.

O serviço tem capacidade para atender cerca de 1.100 crianças e adolescentes/mês disponibilizando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Possibilita a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimula o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

O trabalho visa momentos de promoção da socialização e aprofundamento dos relacionamentos, oferecendo aos participantes a vivência de espaços coletivos de diálogo, respeito à opinião e a valores do outro. No atendimento são trabalhados temas de interesse das crianças e adolescentes.

As unidades estão localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque dos Sabiás e Parque Orlanda.

A sede da Associação Atlética Educando pelo Esporte fica localizada na Rua Benedito Bonzon Penteado, 615, na Pauliceia.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Voltar