Ações de combate ao trabalho infantil são realizadas nos serviços da Smads

16 de junho de 2022

Crianças, adolescentes e famílias assistidas pelos serviços vinculados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) participaram, entre os dias 13 e 15/06, de ações de combate ao trabalho infantil. Foram realizadas oficinas, rodas de conversa e exibição de vídeos sobre o tema, com a participação de membros da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Competi).

Oficina sobre trabalho infantil com famílias do território do Cras Mário Dedini

No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini, o técnico de Segurança do Trabalho Marcos Hister apresentou vídeos com depoimentos de pessoas que sofreram acidentes graves em situação de trabalho infantil. “Os participantes demonstraram plena consciência de que trabalhar não é coisa de criança e discutiram sobre os riscos que as crianças enfrentam vendendo balas nos semáforos. Na reflexão, falamos também sobre a importância das denúncias e oportunidades para os filhos”, contou Hister.

Famílias do Cras Piracicamirim durante oficina O que é o Trabalho Infantil?

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações, Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e Programa Criança Feliz também reuniram as famílias do território do Cras Piracicamirim. Foram realizadas duas ações, uma na unidade do Cras, com a oficina O que é Trabalho Infantil? e a outra no Case Jardim Oriente com os membros da Competi Ana Carolina Giacomini e Saulo Carreira em uma roda de conversa a respeito das consequências e identificação dos casos de trabalho infantil.

Atividade com crianças e adolescentes do Case Jaraguá sobre trabalho infantil

No Case Jaraguá, crianças e adolescentes participaram da atividade Céu Colorido, com a confecção de pipas que representaram a importância das brincadeiras durante a infância. “Nosso objetivo é conscientizar os socioeducandos a respeito da luta pela erradicação do trabalho infantil e o quanto é importante que a criança tenha o direito de se desenvolver integralmente”, explicou Mariana Venturini, coordenadora da unidade.

As ações de combate ao trabalho infantil seguem até o final do mês de junho em todos os serviços da rede. A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e conta com a parceria da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

PROGRAMAÇÃO – No dia 23/06, às 8h30 acontece o Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, no auditório do Sesc Piracicaba. O evento contará com a palestra O Trabalho Infantil nas Ruas, Desafios para a sua Erradicação, ministrada pelo sociólogo e cientista político João Jeronymo de Aquino Neto e Alessandra Tavares, cientista social, mestre e doutoranda em antropologia pela USP. Os interessados podem se inscrever no Portal do Sesc https://www.sescsp.org.br/programacao/o-trabalho-infantil-na-rua-desafios-para-sua-erradicacao/. O seminário contará com apresentações culturais do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), exibição de vídeos sobre o tema, rodas de conversa e oficina de Grafite para crianças e adolescentes, com a Casa do Hip Hop.

No dia 30/6, às 10h, o Cras Mário Dedini, em parceria com a Secretaria de Educação, o Programa Criança Feliz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realiza Ação de Prevenção ao Trabalho Infantil, na área de lazer do Bosques do Lenheiro.

DEBATE – Instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – tem o objetivo de sensibilizar, informar e debater a violação de direitos de crianças e adolescentes.