Ações de combate ao trabalho infantil seguem em parceria com o Sesc

29 de junho de 2016

Amanhã (30/6), a partir das 14h, haverá exibição do documentário Vida Maria, palestra e depoimentos audiovisuais no anfiteatro do Sesc Piracicaba. Mais de 70 adolescentes já assistiram ao documentário nos dois primeiros dias de exibição, 28 e 29.

Desde o início do mês de junho, as ações de combate ao trabalho infantil têm sido intensivas no município. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) desenvolve ações junto aos usuários dos serviços sobre o problema que acomete crianças e adolescentes de todo o mundo.

O objetivo de toda a programação é conscientizar a sociedade de que o trabalho infantil é proibido por lei e compromete o desenvolvimento da criança e do adolescente, além de ser um dos maiores motivos de evasão escolar.

Neste mês, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), junto à secretária municipal, Eliete Nunes, técnicos e demais profissionais saíram às ruas para os pedágios em pontos estratégicos do município e Terminais de Integração com a entrega de material impresso, catavento – símbolo do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil – e faixas com os dizeres Todos Contra o Trabalho Infantil.

As crianças e os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) também não deixaram para menos. Cada unidade localizada nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jd. Itapuã, Jd. Oriente, Pq. Sabiás, Pq. Orlanda e Pacaembu, saiu às ruas com o bate lata para alertar e chamar a atenção da população.

Além disso, adolescentes, jovens, idosos e famílias, beneficiários dos Programas de Transferência de Renda participaram da oficina dirigida por representantes do Cerest e integrantes da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Adolescente Irregular (Competi). Durante as oficinas, maquetes, cartazes e outros materiais foram confeccionados sob os temas criança, educação e trabalho.

As ações preventivas de combate contribuem para o fortalecimento da garantia de direitos das crianças e adolescentes. O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento psicossocial das crianças, limita oportunidades futuras e compromete a sua vida presente com os impactos na saúde.

O Sesc Piracicaba fica na rua Ipiranga, 155, Centro.