Ampliação de serviços à população em situação de rua apresenta resultados positivos

2 de janeiro de 2023

A ampliação do serviço do Núcleo de Acolhimento Califórnia (NAC), casa de passagem para pessoas em situação de rua, realizada no início deste ano, tem gerado resultados positivos na cidade. A oferta do serviço foi ampliada para 24 horas, com refeições, oficinas e acompanhamento psicossocial para que os usuários tenham um espaço para convivência durante todo o dia, sem precisar ficar nas ruas. O NAC atendeu, entre os meses de janeiro e novembro, 765 pessoas.

É importante entender que este é um público muito flutuante. Alguns estão apenas de passagem, outros se instalam na cidade durante um tempo e tem aqueles, ainda, que permanecem”, explicou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante.

Entre as pessoas em situação de rua, os migrantes muitas vezes ficam na cidade em busca de trabalho ou estão de passagem e têm o desejo de retornar à família. Cada caso é acompanhado pela equipe que se esforça em conhecer a história de cada um e articular ações necessárias com a rede socioassistencial para a garantia dos seus direitos.

Nos casos de pessoas que têm o desejo de retornar para a casa, o município oferece o apoio com a oferta de passagens após o contato com familiares ou com os serviços públicos das cidades de destino, garantindo, assim, oportunidades para a superação da trajetória de rua.

Mensalmente o município libera passagens intermunicipais e interestaduais, de acordo com os critérios da Nota Técnica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) para atendimento dessa população. Em 2021 foram liberadas 76 passagens, e em 2022, 193 passagens, sendo a maioria para municípios do estado de São Paulo.

Dos casos atendidos e acompanhados, cerca de 20 deles retornaram à família ou para a cidade de origem e 15 conseguiram ocupação profissional, a partir da articulação realizada pela equipe do serviço. Os demais chegaram ao município em busca de banho, alimentação e passagem para a cidade mais próxima.

HISTÓRIAS – Por trás de cada situação de rua, uma história se molda a problemas reais que acometem jovens e idosos; homens e mulheres. Alguns buscam as ruas para fugir da violência doméstica ou conflitos familiares; outros, para ter liberdade no uso de substâncias psicoativas e depois não conseguem retornar. Há ainda aqueles que buscam oportunidade de emprego longe de sua cidade de origem e por não conseguirem, fazem das ruas um lar, e dos serviços públicos e da solidariedade humana, o pão de cada dia.

Da esquerda para a direita, Pedro Zupo e Rodrigo Maciel Zupo

Rodrigo Maciel Zupo 39 anos e João Pedro Zupo, 64 anos, da cidade de Tietê são pai e filho. Há pouco mais de um mês, precisaram entregar ao proprietário, a casa onde moravam e passaram a viver em situação de rua, utilizando dos serviços ofertados no município, até chegar em Piracicaba há pouco mais de oito dias. “Assim que chegamos aqui, soubemos do atendimento realizado pelo Centro Pop e Casa de Passagem e buscamos o apoio. A equipe estudou o nosso caso, fez os encaminhamentos necessários e entrou em contato com a minha irmã em Minas Gerais, para onde iremos agora”, contou Rodrigo que está em busca de trabalho e não vê a hora de reencontrar parte da família.

Há cinco anos em situação de rua, Drica, 42 anos, também faz uso dos serviços públicos e conta que encontrou em Piracicaba uma chance de se reconectar consigo mesma. A decepção e a falta de emprego foram os maiores motivos que a levaram a essa situação. “Sempre trabalhei com carteira registrada, mas devido a uma grande decepção e o desemprego, não tive apoio familiar e me reconstruí nas ruas, com as pessoas que conheci. Não quero muito para mim, quero apenas viver em paz, conseguir uma casa pra morar e condições para me manter. O Centro Pop e a Casa de Passagem têm sido meu suporte nestes dias, enquanto vendo minhas balas nas ruas e trabalho com faxina em residências”, disse.

Drica, usuária do Centro Pop e NAC

ATENDIMENTO – Para atender pessoas como Rodrigo, João Pedro e Drica que chegam a Piracicaba ou são conterrâneos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) oferece atendimento no Centro Pop, com a oferta café da manhã, banho, lavagem de roupas, guarda pertences e atendimento técnico; encaminhamentos e orientações necessárias sobre o acesso aos benefícios sociais do Cadastro Único, solicitação para Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento, contato com serviços de saúde como agendamentos de consultas no Caps AD, além de oficinas temáticas que englobam histórias de vida, cidadania, criatividade, concentração e construção de conhecimento.

O município dispõe ainda, do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) que identifica os casos de situação de rua e faz encaminhamentos para a rede socioassistencial e dos serviços do Núcleo de Acolhimento Califórnia onde os usuários são acompanhados por equipe formada por assistente social e psicólogo, e recebem atendimento 24 horas.