Assistência Social: Data reúne profissionais de várias instituições

20 de maio de 2016

O cuidado com as pessoas têm sido um dos papéis fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho do profissional de assistência social no município de Piracicaba. Ofertar de maneira a colaborar para o acesso aos direitos da população mais vulnerável, permitindo a vara para a pesca, em vez da entrega direta do peixe. Este é o serviço do assistente social.

Em mais um ano de comemoração ao Dia do Profissional de Serviço Social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Câmara de Vereadores de Piracicaba prestou suas homenagens a todos os profissionais e, em especial à Maria Parede, atual coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José e Lucy Mazzeto, assistente social do Espaço PIPA, eleitas em processo de votação.

O evento realizado no salão nobre da Câmara de Vereadores sensibilizou a todos os presentes que contribuíram para o momento de alegria e satisfação. Além do título de assistente social do ano, as homenageadas foram agraciadas com depoimentos de seus familiares e amigos.

Na oportunidade foi ministrada palestra com a doutora em serviço social Maria do Carmo Brant de Carvalho. Ela falou sobre as novas lutas que a área deve enfrentar como o acesso universal de crianças e adolescentes à educação e da população marginalizada à saúde.

“Estes profissionais me ensinam a cada dia o que significa ofertar melhor qualidade de vida para as pessoas, através do atendimento e acompanhamento nos serviços, projetos, programas e ações pontuais que visam a potencialidade de cada indivíduo”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes.

O evento foi realizado com o objetivo de parabenizar e despertar esses profissionais para a importância do trabalho que é desenvolvido. A profissão, regulamentada há 50 anos, é um exemplo de disposição.

Participaram da solenidade de abertura, o prefeito Gabriel Ferrato, o vereador Pedro Kawai, a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a diretora da Drads, Maria Germek e a presidente do CMAS, Jacqueline Campos.

O Assistente Social é um profissional que atua em diversos setores da realidade social (assistência social, saúde, habitação, lazer, previdência, educação, justiça etc.). Com uma postura ético-política, contribui para o acesso e a garantia dos direitos sociais, políticos e civis do cidadão.