Assistência Social faz assembleia com público da Estação Idoso

1 de novembro de 2023
Representantes da Smads e Afascom falam em assembleia com idosos da Estação Idoso

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e da Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Afascom) promoveram na manhã de hoje, quarta-feira, dia 1º/11, assembleia com pessoas idosas, usuárias da Estação Idoso, para conversa sobre o chamamento público aberto referente à execução do serviço em 2024.

Por via de regra, os chamamentos públicos são necessários para continuidade dos serviços da rede socioassistencial. O edital do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Estação Idoso está em processo de classificação e poderá ser executado no próximo ano, por outra organização da sociedade civil. “Estamos aqui para explicar que, embora haja a possibilidade de troca de entidade, não haverá interrupção no serviço e as atividades já realizadas serão ampliadas, com apoio das secretarias municipais de Cultura e Esporte”, disse Euclidia Fioravante, secretária da Smads.

A Estação Idoso, serviço realizado há 17 anos no município, continuará atendendo a população idosa, com diversas atividades culturais, de esporte, de canto e música. A alteração se dará apenas na forma de executar o serviço e as atividades também serão levadas para outros espaços na cidade, como Centros de Convivência para atender pessoas idosas que não têm acesso à Estação Idoso, localizada dentro do complexo da Estação da Paulista.

“Será uma mudança necessária que permitirá continuar o serviço com toda a qualidade que já é executado, oferecendo mais possibilidades à população idosa”, argumentou a secretária.

Pessoas idosas presentes levantaram questões sobre o vínculo criado com os atuais profissionais e outras dúvidas que foram respondidas, conforme as demandas. Jacqueline Barros, superintendente da Proteção Social Básica explicou que os profissionais poderão ser contratados pela organização social que executará o serviço. “Isso vai depender da entidade vencedora. Assim que tivermos o resultado do chamamento, chamaremos a organização e os participantes da Estação, para uma conversa”, pontuou.

EM ANÁLISE – As propostas de trabalho para execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Estação Idoso já foram enviadas e estão em fase de análise pela Comissão de Seleção. A divulgação do resultado definitivo será no dia 30/11 e a homologação será feita no dia 04/12, publicada no Diário Oficial.

O edital de Chamamento Público nº 06/2023 foi publicado no Diário Oficial do município e sites da Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), no dia 13/09. O edital foi aberto para a seleção de propostas de planos de trabalho de organizações da sociedade civil.