Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro

11 de julho de 2016

A atualização cadastral é uma das mais importantes ferramentas para o acesso ao benefício do Bolsa Família. Por este motivo, é necessário que as famílias procurem a Central do Cadastro Único de Piracicaba, principalmente aquelas que possuem os dados cadastrais desatualizados há mais de 2 anos.

O programa Bolsa Família, principal mecanismo de transferência de renda atende em Piracicaba, pelo menos, 9.118 famílias as quais em sua maioria, pertencem à região dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Mario Dedini, Jardim São Paulo, Vila Sonia e Piracicamirim.

Em 2016, como em todos os anos, foram impressos avisos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no extrato de pagamento do Bolsa Família, além de terem sido informados por cartas, sobre a necessidade da atualização cadastral. O beneficiário que não atualiza os dados pode ter o benefício bloqueado e, depois, cancelado.

Em Piracicaba a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza atendimento aos beneficiários por meio dos Cras, onde as famílias participam das reuniões socioassistenciais e oficinas gratuitas.

Para atualização cadastral, as famílias devem comparecer, após agendamento, ao atendimento, munidas dos documentos pessoais (CIC, RG, cartão do Posto de Saúde, carteira profissional, título de eleitor, último holerite de pagamento, se trabalhar registrado, boleto ou recibo de aluguel, conta de luz, água, transporte, medicamento, gás e alimentação) do responsável, companheiro e filhos maiores de 16 anos. Se menores de 16 anos, levar certidão de nascimento, nome da escola e série ou declaração de matrícula escolar.

BOLSA FAMÍLIA – Para fazer parte do Programa Bolsa Família a renda mensal deve ser de até R$ 170 (cento e setenta reais) por pessoa e estar devidamente cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

A Central do Cadastro Único fica na rua XV de Novembro, 1.219, Centro, telefone (19) 3422-9052 / 3435-4161 / 3432-6167