SMADS

Bom Menino promove 2° Seminário da Infância e Juventude

17 de setembro de 2014

A Casa do Bom Menino promoverá, nos dias 26 e 27 de setembro, no anfiteatro de engenharia da Esalq, o 2º Seminário Municipal da Infância e da Juventude, intitulado “Drogas: mitos, desafios e possibilidades”. O seminário tem o objetivo de ampliar o debate sobre a temática das drogas no município de Piracicaba.

O evento discutirá o uso e o tráfico de drogas na infância e juventude, trazendo experiências bem-sucedidas no enfrentamento destas questões, buscando ampliar o conhecimento e compartilhar as informações inovadoras sobre a temática.

Com uma programação bastante abrangente e aprofundada, o evento contará com palestras e oficinas ministradas por especialistas das áreas de psicologia, educação, assistência social e saúde, de Universidades como Unesp, Unifesp, Unimep e Unicamp; movimentos sociais; área de saúde mental como a “Ong É de lei”, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira; e outras instituições pioneiras no atendimento de crianças e adolescentes como o Centro de Educação e Assessoria Popular de Campinas, a Casa do Zezinho e o Projeto Quixote de São Paulo.

De acordo com o presidente da Casa do Bom Menino, Alexandre Aparecido de Davi, a discussão deve acontecer devido o reflexo das questões relativas ao uso e tráfico de drogas, nos atendimentos, serviços e organizações que trabalham com os princípios da garantia de direitos das crianças e adolescentes. “A questão exige uma abordagem mais eficaz, de caráter multidisciplinar, para dar voz e escuta aos profissionais, aos jovens, aos movimentos sociais, às organizações, ao poder público e outros setores da sociedade que queiram contribuir para um debate coletivo”, ressalta.

As palestras e oficinas serão realizadas para os atores do Sistema de Garantia de Direitos do município de Piracicaba, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área de Saúde Mental, estudantes, segurança pública e demais interessados no assunto. As inscrições já foram encerradas.

Programação: Dia 26/09 8h00 – Credenciamento

8h30 – Apresentação Musical 9h00 – Mesa de Abertura

9h30 – Mesa: “Ampliando o olhar sobre a juventude”, com Edson Olivari de Castro – Unesp Bauru, Soraia Georgina de Paiva Cruz – Unesp, Bob Controversista – Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Revolucionário de Guarulhos.

13h00 – Mesa: “Prevenção e acolhimento do jovem na rede de atendimento socioassistencial e na educação”, com Ana Beatriz Nogueira – Casa do Zezinho e Valéria Pássaro – Casa das Expedições.

15h00 – Mesa: “Estratégias de atuação e cuidados aos usuários de substâncias psicoativas”, com Jadson Oliveira da Silva – Unimep.

Dia 27/09 Oficinas:

“Drogas e Tecnologia digital – Adicções da juventude contemporânea”, dirigida por Elaine Santos – Unesp / Casa do Bom Menino.

“A crise dos ideais na adolescência e o encontro com a promessa de bem-estar na toxicomania”, dirigida por Geison F. V. de Araújo Campos – Escola de Psicanálise de Campinas/Universidade Paulista.

“Redução de Danos”, dirigida por Maria Paula de Souza – Projeto respire/ É de Lei – São Paulo.

“Drogas, Violência e Juventude”, dirigida por Daniel Elias – CEDAP – Centro de Educação e Assessoria Popular – Campinas.

10h – Mesa: “Descriminalização das drogas”, com Luís Fernando Tofoli – Unicamp; Aldo Zaiden Benvindo – Assessor da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde e Renato Filev – Unifesp.

Tags: BomMenino
Voltar