Cadastro Único faz busca ativa para atualização do cadastro do Bolsa Família

19 de junho de 2018

Serviço da Semdes vai às escolas municipais para atualizar cadastro das famílias. Piloto começou na região norte

Piracicaba, 19 de junho de 2018 – Para realizar revisão cadastral de famílias beneficiárias do Bolsa Família, a Central de Cadastro Único, serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Afasmac (Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília), realiza ação em escolas municipais. Amanhã (21) a equipe estará na Escola Municipal José Pousa de Toledo, no Bosques do Lenheiro, das 7h às 13h.

A experiência piloto, de ir nas escolas municipais para acessar as famílias, começou pela Região Norte do município no último dia 15, na Escola Municipal Professora Antonia Benedita Eugênio, localiza no Jardim Gilda. Também já ocorreu na Escola Municipal Professora Olivia Caprânico (Mario Dedini) as 7h e as 12h30. A mesma ação ainda ocorrerá nas escolas Padre Pedro Baron, localizada no bairro Algodoal, no dia 25 e também Escola Municipal Professor Benedito de Andrade, no Mário Dedini, no dia 29.

Para que esta busca ativa, que já acontece de outras formas durante o ano, pudesse começar a dar o resultado esperado, o trabalho em rede entre secretarias está sendo fundamental. Tudo começou com o levantamento sobre os beneficiários do programa, que de acordo com a base de dados de fevereiro de 2018, são 9732 famílias beneficiárias. Destas, 2623 estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos e busca ativa por outros meios estava prejudicada porque há bastante mudança de endereço e telefone. Então a Central entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, que é responsável por monitorar se as crianças e adolescentes estão frequentando a escola, condicionalidade para manutenção do benefício da Bolsa Família e, pelo cruzamento de dados, foi possível identificar que 2401 estão matriculadas na rede municipal de ensino.

Com a informação em mãos, foi pensada a ação para que mais de dois mil beneficiários atualizem seu cadastro. Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini, foi articulado o contato com as escolas e o Programa Saúde da Família (PSF). As escolas ficaram com a responsabilidade da convocação das famílias, previamente selecionadas pelo CadÚnico, para comparecimento na escola com a documentação completa em data e horário pré estabelecidos. Os PSFs estão auxiliando na divulgação da data agendada e reforçando a importância da atualização do Cadastro Único junto às famílias da comunidade.

Na ação de amanhã serão também distribuídas senhas, no limite de 50, para famílias que não estejam com os filhos matriculados naquela escola.

A intenção é ampliar esta ação para outras regiões da cidade, conforme explica explica Rosimeire Bueno Jorge, gestora no município do Bolsa Família e do Cadastro Único. “Queremos com este tipo de ação, atingir o maior número de famílias que precisem atualizar o Cadastro”

Oficina – O Cras Mário Dedini realiza amanhã, na sede do Cras, a partir das 9h, oficinas sobre condicionalidades do programa Bolsa Família para famílias da comunidade Frederico.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076