Campanha Em Tempos de Covid-19 já atendeu mais de 5.500 famílias

30 de junho de 2020

Foram arrecadadas mais de 193 toneladas de alimentos, equivalentes a 8.021 cestas de alimentos; critérios definem a distribuição às pessoas em vulnerabilidade social

A campanha Em Tempos de Covid-19, Exerça sua Solidariedade, realizada pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), já entregou cestas básicas a mais de 5.500 famílias em Piracicaba. Foram arrecadadas mais de 193 toneladas de alimentos, equivalentes a 8.021 cestas de alimentos e cerca de 3.000 kits de higiene e limpeza e máscaras, além de 2.500 kits de guloseimas (doces, biscoitos e chocolates), distribuídos junto com as cestas de alimentos. Já há em estoque previsão para atendimento de mais 2.500 famílias nos meses de julho e agosto.

Destas mais de 5.500 famílias, estão inclusas pessoas atendidas pelos serviços socioassistenciais do município, que requisitaram o benefício tanto nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), como nos mais de 30 outros serviços executados com equipe própria da Smads, ou em parceria com as organizações da sociedade civil.

Além destes, as entidades com registro nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Conselho Municipal de Assistência Social e no Conselho de Saúde também estão credenciadas a fazer estas solicitações. Neste número de atendidos, ainda estão inclusas famílias listadas pelas Secretarias Municipais do Trabalho e Renda (Semtre), Ação Cultural e Turismo (Semactur) e Defesa do Meio Ambiente (Sedema), que incluem grupos de transportes escolares, associação de árbitros, músicos, cooperados do Reciclador Solidário e Circo do Tubinho.

DISTRIBUIÇÃO – De acordo com a presidente do Fussp, Sandra Negri, é preciso destacar que há transparência na distribuição de todos os itens arrecadados e que são seguidos critérios para que eles cheguem às famílias necessitadas. “Esses critérios são impostos pelo Fussp e pela Smads e são seguidos à risca. Temos recebido muitas doações porque os colaboradores confiam no nosso trabalho e sabem que os destinatários finais dessas doações são as famílias carentes de Piracicaba”, ressalta Sandra.

Quando uma família ou uma secretaria solicita o recebimento de cesta básica, esta solicitação é inserida no Sistema Gênesis, um tipo de prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Piracicaba, que concentra informações dos usuários da Assistência Social para um melhor planejamento e acompanhamento de políticas públicas. “A inserção no sistema dificulta a duplicidade do benefício para uma mesma família”, afirma a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Fischer Gomes Oliveira.

“Quando uma pessoa de uma família vai em um Cras e faz uma solicitação de cesta, nossos técnicos, após avaliação técnica para a identificação das questões de vulnerabilidade social, se detectada a necessidade, a insere no Sistema Gênesis. Feita a inserção no sistema, que é único e acessível para todos os serviços ligados à Smads, fica praticamente impossível a duplicidade”, diz.

Para evitar a duplicidade referente às listas vindas de outras secretarias, todos os beneficiados foram inseridos no sistema. “Esta ação, além de evitar a duplicidade, garante nossa prestação de contas, ficando absolutamente transparente quem são os beneficiários, porque foram beneficiados, quantas vezes foram beneficiados. O sistema, enfim, permite uma ação planejada e assertiva. Se houver duplicidade numa família, será porque ela conseguiu cesta de outros doadores, porque há dezenas de campanhas independentes sendo realizadas no município”, explica Fabiane.

As pessoas cadastradas nos serviços da Assistência integram uma lista única, que é enviada ao Banco de Alimentos. Dois dias após o envio, estas famílias seguem para o Banco de Alimentos, do Fundo Social de Solidariedade, para realizar a retirada.

A entrega é feita ao beneficiado ou a uma pessoa autorizada por ela, desde que esteja com o documento oficial, com foto do beneficiário, com previsão de entrega de cestas em dois dias. “Diante da importância de isolamento social e também porque muitas famílias residem distantes do Banco de Alimentos, diversas vezes uma única pessoa de uma comunidade retira cestas para ela e para outras famílias do seu entorno. Quando a família nos indica esta dificuldade, já deixamos registrado na lista que enviamos ao Banco que a cesta será retirada por um terceiro”, completa Fabiane.

ENTIDADES – As entidades credenciadas nos Conselhos Municipais atendidas pelos Banco de Alimentos enviam suas solicitações e, ao término de cada mês, as entidades enviam a lista para onde foram as doações e os nomes dos atendidos, o que permite mais um cruzamento de dados.

DOADORES – Integram a lista de doadores da campanha Em Tempos de Covid-19, desde pessoas físicas – que voluntariamente depositam suas doações nos pontos de arrecadação distribuídos pelo município, até empresas que realizam doações próprias ou promovem campanhas entre seus funcionários, eventos realizados com o fim de arrecadação, campanhas solidárias, grupos de amigos etc.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076