Candidatos a conselheiros tutelares fazem prova amanhã, sábado, dia 29/7

28 de julho de 2023

Neste sábado, dia 29/07, os candidatos inscritos no processo seletivo para novos conselheiros tutelares em Piracicaba passarão por prova objetiva de múltipla escolha para a gestão 2024-2027. A avaliação aplicada pela empresa SOS Sistema de Garantias, será realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), das 8h às 12h.

A prova contará com questões relacionadas à Língua Portuguesa, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislação pertinente indicada no edital de inscrição, noções de informática e redação. O candidato deverá comparecer ao local, com 30 minutos de antecedência, comprovante de inscrição impresso e documento com foto.

O gabarito da prova será divulgado no dia 01/08 no portal da Prefeitura (www.piracicaba.sp.gov.br) e no portal dos Conselhos (www.conselhos.piracicaba.sp.gov.br), na aba eleição CT2023.

Os aprovados nessa etapa serão classificados para o treinamento de formação e, posteriormente, passarão para a última fase, quando, no dia 01/10/2023, serão eleitos os 15 novos integrantes do colegiado.

Como órgão público municipal, o Conselho Tutelar representa a sociedade na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, fiscalizando toda ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais através do recebimento de denúncias sobre violação ou ameaça aos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).