SMADS

Casa do Hip Hop leva projeto Geladeiroteca ao Centro Pop

13 de abril de 2017

A associação comunitária Casa do Hip Hop, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), levou seu projeto Geladeiroteca ao Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), na semana passada.

As Geladeirotecas são minibibliotecas montadas em geladeiras que estão em desuso. Decoradas com grafite, elas ganham um atrativo a mais para que as pessoas se interessem pelos livros que estão em seu interior. Além do incentivo à leitura, outra função do projeto é incentivar a reciclagem, já que muitos eletrodomésticos são descartados e acabam virando sucata.

A geladeira do Centro Pop foi doada pela Casa do Hip Hop e decorada pelos próprios usuários e funcionários do serviço e por estagiários da Unimep, orientados pelos membros da Casa do Hip Hop. Os livros da Geladeiroteca estão disponibilizados para os usuários do Centro.

Os livros encontrados nas geladeiras são de vários gêneros, como religioso (Novo Testamento), poesias, literatura clássica (São Bernardo, de Graciliano Ramos), romances e drama (como Marley e Eu, de John Grogan). Os interessados em doar livros ao Centro podem entregá-los na Semdes, na Estação Paulista, rua Dr. João Conceição, 659, Paulista.

De acordo com Ubirajara Cristiano de Barros Sabino, da Casa do Hip Hop, o projeto foi criado em 2014 para levar a leitura para os mais inusitados ambientes, muito além das bibliotecas estáticas e fechadas. Com essa proposta, as Geladeirotecas estão espalhadas pela cidade, em lugares como Zoológico Municipal de Piracicaba, Parque da Rua do Porto, Barranco do Santa Fé (barranco ocupado pelos moradores do bairro, onde realizam eventos como coletivos) e Pista de Skate na Área de Lazer do Trabalhador.

CENTRO POP – O Centro POP é destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Oferece tividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares, construção de outros projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua. O centro fica na rua Voluntários de Piracicaba, 815, Centro, telefone 3426- 5979. Autor: Larissa de Sousa (sob a orientação de Eleni Destro) Fonte: CCS

Voltar