SMADS

Cases realizam pré-conferências livres do Serviço de Convivência

20 de abril de 2018

Acontece na próxima segunda-feira (23), em todas as unidades do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), as pré-conferências livres das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A atividade, que acontece nos períodos da manhã e da tarde, tem o intuito, conforme informativo do serviço, de “estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo.” Serão discutidos nas unidades temas provenientes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Conforme o informativo do Case, sob a perspectiva do ECA, serão discutidos saúde, educação, esporte/lazer/cultura, segurança, profissionalização e convivência familiar. Os participantes serão divididos em grupos para criar propostas dos temas trabalhados. Depois da fase de pré-conferências, será a realizada a Conferência na próxima sexta-feira (27), na sede do serviço. Para a Conferência serão escolhidos seis socioeducandos de cada unidade para discutirem as propostas.

O Case é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pela Semdes em parceria com a Associação Atlética Educando Pelo Esporte e atendem diariamente crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontram em situação de trabalho infantil, inserindo-as no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, do Governo Federal.

O serviço tem capacidade para atender cerca de 1.100 crianças e adolescentes/mês disponibilizando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Possibilita a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimula o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

O trabalho visa momentos de promoção da socialização e aprofundamento dos relacionamentos, oferecendo aos participantes a vivência de espaços coletivos de diálogo, respeito à opinião e a valores do outro. No atendimento são trabalhados temas de interesse das crianças e adolescentes.

As unidades estão localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque dos Sabiás e Parque Orlanda.

A sede da Associação Atlética Educando pelo Esporte fica localizada na Rua Benedito Bonzon Penteado, 615, na Pauliceia.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Voltar