CCInter Jaraguá promove atividades em comemoração ao aniversário de Piracicaba

7 de agosto de 2023
Crianças e adolescentes do CCInter Jaragua durante atividade alusiva aos 256 anos de Piracicaba

Qual era o nome da cidade antes de se chamar Piracicaba? Essa foi a pergunta que deu início ao quiz caipiracicabano realizado com crianças e adolescentes do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Jaraguá, serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Smads), na semana passada. Essa e outras a atividades que integram a programação em comemoração ao mês de aniversário de Piracicaba devem acontecer em todas as unidades do serviço, durante o mês de agosto.

Crianças e adolescentes do CCInter Jaraguá participam do quiz

História, cultura, tradição e outros assuntos foram abordados e aguçaram a curiosidade e imaginação das crianças. Em um momento de aprendizagem que antecedeu as perguntas, eles puderam conhecer personagens históricos da cidade, significados, pontos turísticos e muito mais.

A lenda do Véu da Noiva foi a história que mais atraiu a atenção deles. Com olhos e ouvidos atentos, ouviram o texto da escritora Ivana Negri sobre quando a cidade era apenas um vilarejo, onde viveu um jovem casal de apaixonados que costumava encontrar-se todos os dias, ao entardecer, numa pequena colina às margens do rio e, às vésperas do casamento, o noivo foi levado pela correnteza. A lenda repercute até os dias de hoje, quando, em noites sombrias, ouve-se choro e lamentos ecoando pelas cercanias da noiva, segundo crença popular.

Samira no canto, à esquerda e demais crianças e adolescentes do CCInter Jaraguá

Além da brincadeira que permitiu identificar o município acolhedor, que conta com uma população bastante diversificada em suas origens, com mineiros, japoneses, baianos, peruanos, venezuelanos e outros, as crianças apresentaram o hino do XV de Piracicaba e, entre as mais variadas vozes, Samira Vitória S. Oliveira, 10 anos, empolgada com a letra da canção, explanava fortemente “Carxara de forfe! Cuspere de grilo! Bicaro de pato! Asara de barata! Nheque de porteira! Já que tá que fique! Quinze!”.

Essas atividades proporcionam aos atendidos, o resgate, a conservação e a perpetuação da cultura de nossa cidade. Ações de conservação cultural têm diversas consequências positivas para os usuários, que propagam na comunidade e em seus lares essas informações, proporcionando trocas intergeracionais”, comentou Rebecca Passarini, coordenadora do CCInter Jaraguá.

CCINTER – CENTRO DE CONVIVÊNCIA INTERGERACIONAL

O Centro de Convivência Intergeracional é executado pela Prefeitura, por meio da Smads, em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte e Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), com o objetivo de oferecer proteção social preventiva a situações de risco e vulnerabilidade, promovendo, em espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, a interação entre as faixas etárias, a fim de permitir a valorização cultural e o desenvolvimento de sociabilidades para o reforço da cidadania e igualdade social.

O serviço atende crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos; adolescentes e jovens entre 15 e 17 anos; adultos acima de 50 anos e pessoas idosas a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, inscritos no Cadastro Único e encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).