Centro Dia do Idoso promove integração criança-idoso

20 de abril de 2022
Crianças do Espaço Aberto com os ovos e presentes recebidos dos idosos do Centro Dia

Unir duas gerações, promovendo a troca de experiências e saberes foi o objetivo da atividade intergeracional realizada no Centro Dia do Idoso, hoje, 20/04, e ontem, 19/04, com idosos do serviço e crianças do projeto Espaço Aberto, localizado no Jardim Oriente. A programação contou com apresentação de teatro e música, além de brincadeiras de Páscoa e muita conversa.

Letícia Dias Baroni, coordenadora do Centro Dia do Idoso explica que a atividade é realizada pelo menos uma vez por ano. “Nossa proposta é promover ações que permitam a interação e a qualidade de vida aos nossos idosos, com a participação de crianças no espaço deles. Isso gera alegria, cuidado e respeito mútuo”, diz.

Idosos durante oficina para colorir os ovos

Para a atividade foram confeccionados coelhinhos e ovos pintados pelos próprios idosos, durante oficina de artesanato. “Nós fizemos tudo com muito carinho para agradar as crianças e ter um momento de integração e afeto com eles”, conta Inês Couto, 86 anos, usuária do Centro Dia do Idoso.

Patinhas de coelhos foram coladas já na entrada do Centro Dia do Idoso. Enquanto as crianças corriam pelo gramado externo, os idosos permaneciam ansiosos pela brincadeira “Coelhinho Sai da Toca, que atraiu os pequenos a buscarem pelos ovos coloridos, escondidos pelos idosos.

Canções como Ressuscitou Jesus e A Páscoa é Vida que Nasce foram cantadas pelas duas gerações, gerando comoção em todos os participantes. “Neste dia trabalhamos o respeito, a esperança e a tolerância. Essa ação permite a convivência intergeracional que muitas vezes não acontece em meio às famílias pois, em alguns casos, os idosos já têm seus netos adultos e as crianças, avós distantes”, comenta Gertrudes Maria da Conceição, coordenadora do Espaço Aberto.

Inês Couto e Thamires Lopes durante a entrega do ovo de páscoa

Ao final das atividades, as crianças e os idosos trocaram presentes de Páscoa, “momento este que ficará gravado em meu coração, pois gostei muito de conhecer essas pessoas”, disse Thamires Lopes, 6 anos.

O Centro Dia do Idoso, que atende pessoas idosas com a oferta de atividades que promovem a valorização do indivíduo, a convivência e a socialização, é um serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), executado em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom) que, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca), realiza, também, o projeto Espaço aberto que atende 60 crianças, entre 04 e 11 anos de idade, na região do Jardim Oriente.