Centro Dia do Idoso visita Espaço Aberto amanhã

9 de outubro de 2018

Cerca de 30 idosos, acompanhados das cuidadoras, vão sair das instalações do Centro Dia do Idoso Irmã Maria Luiggia Moschini – serviço mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Afasmac) – para uma atividade diferente amanhã (10)

Eles irão ao bairro Jardim Oriente para visitar o Espaço Aberto, projeto executado pela Afasmac, que trabalha com crianças de três a nove anos, no período do contraturno escolar. No roteiro do encontro, apresentação das crianças para os idosos e entrega de presentes para as crianças feitos pelos idosos durante as atividades no Centro Dia do Idoso e o desfecho será lanche com idosos e crianças conjuntamente.

O objetivo da atividade, conforme explica Magali Santos, coordenadora do Centro, é promover a interação entre gerações. Ela lembra que este encontro intergeracional acontece duas vezes ao ano. Na época de Páscoa são as crianças que visitam os idosos no Centro.

CENTRO DIA DO IDOSO – O Centro dia do Idoso é um serviço mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Afasmac). Tem capacidade de atendimento de 30 pessoas e uma rotina com atividades físicas, oficinas de arte, de canto, de música, de desenho e de dança.

Para frequentar o espaço, os usuários, que devem ter 60 anos ou mais, devem ser encaminhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) – desenvolvido pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) – desenvolvido pelos CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social). Normalmente, os usuários são vulneráveis ou estão em risco social.

O Centro tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, proporcionando acolhida, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

O Centro Dia Idoso fica na rua João Tedesco, 1265 – Residencial Água Branca II.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076