Centro Dia elabora programação para comemorar o Dia do Idoso

2 de outubro de 2018

O Centro Dia do Idoso programou para esta semana uma lista de atividades para comemorar o dia do idoso, que foi ontem. As atividades já começaram ontem, com a presença no Centro Dia do Palhaço Pirulito, seguida de almoço festivo. Amanhã é dia de reunião com as famílias dos idosos, exposição dos trabalhos confeccionados usuários e confraternização com lanche especial. Na quinta, cuidadores e equipe técnica no Centro Dia participam da palestra O Idoso na Sua Integralidade, que acontece no Sesc.

As comemorações se encerram na sexta-feira, com apresentação do Mágico Ivan e lanche especial, encerrando a semana de Comemoração do Dia do Idoso.

CENTRO DIA DO IDOSO – O Centro dia do Idoso é um serviço mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Afasmac). Tem capacidade de atendimento de 30 pessoas e uma rotina com atividades físicas, oficinas de arte, de canto, de música, de desenho e de dança.

Para frequentar o espaço, os usuários, que devem ter 60 anos ou mais, devem ser encaminhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) – desenvolvido pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) – desenvolvido pelos CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social). Normalmente, os usuários são vulneráveis ou estão em risco social. O Centro tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, proporcionando acolhida, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele. O Centro Dia Idoso fica na rua João Tedesco, 1265 – Residencial Água Branca II. DIA DO IDOSO – O dia do idoso é comemorado anualmente em 1 de outubro. A data, instituída internacionalmente em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. O dia nacional foi instituído em 2006, três anos depois da promulgação do Estatuto do Idoso, também num dia 1º de outubro.

Centro de Comunicação Social Sabrina Rodrigues Bologna: 31076