Centro Dia Idoso celebra aniversário de 7 anos

12 de setembro de 2021

Serviço do município oferta cuidados e promove qualidade de vida

O Centro Dia Idoso Irmã Maria Luigia Moschini comemorou sete anos de fundação nesta semana. Para marcar a data, os idosos atendidos realizaram apresentação musical, com a participação do violinista Luís Fernando Dutra, do cantor Janu, e a presença de familiares, nos dias 08, 09 e 10/09. A titular da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante, profissionais da pasta, e do Centro de Assistência Social Afascom, além do vereador Josef Borges, participaram das comemorações.

O Centro Dia do Idoso foi fundado em 09/09/2014. É um serviço da Smads, dentro da Proteção Social Especial, executado em parceria com o Afascom, e visa promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados necessários durante todo o dia.

O Centro Dia Idoso é um serviço especializado, um espaço de convivência para idosos que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos ou cujas famílias não tenham condições de prover os cuidados necessários durante o dia ou parte dele. A rotina do serviço, que acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, inclui atividades físicas adequadas, atividades lúdicas, artesanais e culturais, alimentação, cuidados com higiene, acolhida, escuta e orientação familiar dos atendidos e de suas famílias; e a capacidade de atendimento é de 30 pessoas. Ao final do dia, os idosos retornam às suas casas, sem perder os vínculos familiares.

Euclidia reforça sobre a importância do serviço e sua intenção de ampliar os centros de convivência para os idosos no município. “São locais de esperança, de amizade e de propósito, que colaboram muito na prevenção de outros problemas, tanto aos atendidos quanto às famílias”.

Podem participar idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social. O acesso ao serviço se dá somente por meio de encaminhamento dos serviços da Proteção Social Especial da Smads, como o Creas e Centro Pop, e da Proteção Social Básica, como os Cras e Proteção no domicílio.

O Centro Dia Idoso Irmã Maria Luigia Moschini fica na rua João Tedesco, 1.265, Água Branca II, telefone: 3433-3152.

Secretária Euclidia Fioravante participa das comemorações.

Equipe Centro Dia Idoso.