Centro Pop reestrutura horário de atendimento e oficinas à população em situação de rua

16 de agosto de 2022

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), reestruturou a grade de horários para o atendimento de usuários do serviço, a partir de amanhã, quarta-feira, dia 17/08. O espaço vai atender a população de rua de segunda a sexta, das 8h às 11h, e as quartas e quintas, além do período da manhã, também atenderá a partir das 13h, com oficinas para o desenvolvimento de potencialidades, resgate e construção de vínculos.

O serviço é a porta de entrada da população em situação de rua para a rede socioassistencial. “A decisão foi tomada juntamente com a rede de serviços que atende essa população. Nosso objetivo é atender da melhor forma possível, e no enfrentamento do problema relacionado ao RH, com o afastamento de funcionários, fizemos a realocação de outros servidores para o Centro Pop”, explica Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, o Centro Pop ficará aberto para o atendimento dos usuários, com a oferta de café da manhã, banho, lavagem de roupas, guarda pertences e atendimento técnico, além de encaminhamentos e orientações necessárias sobre o acesso aos benefícios sociais do Cadastro Único, solicitação para Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento, contato com serviços de saúde como agendamentos de consultas no Caps AD.

Às quartas e quintas-feiras, a partir das 13h, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão oficinas temáticas que englobam histórias de vida, cidadania, criatividade, concentração e construção de conhecimento com usuários do Centro Pop.

Especificamente, na sexta-feira, dia 19/08, o Centro Pop atenderá das 13h às 16h. No período da manhã, os usuários serão convidados a participar, na praça José Bonifácio, da mobilização de pessoas em situação de rua, para um espaço de integração com café da manhã e disseminação da cultura, com atividades de hip hop e lazer. A ação será realizada para lembrar o Dia Nacional de Luta da População de Rua.