Prefeitura beneficia mais de 3.900 famílias com projeto Cestas Verdes

7 de abril de 2022

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), distribuiu, entre os meses de dezembro e março, 3.983 cestas de hortifruti a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. O projeto Cestas Verdes foi realizado em parceria com o Banco de Alimentos, com a proposta de auxiliar no combate à insegurança alimentar e nutricional neste período.

Durante todo este tempo, recebemos kits completos com legumes, verduras e frutas que ajudaram muito na alimentação da minha família. Somos em dez pessoas em casa e mesmo com a falta de emprego, conseguimos lidar bem com a situação nesses quatro meses”, contou Maria Pereira, uma das beneficiárias encaminhadas pelo Cras Piracicamirim.

As cestas foram compostas de acordo com as necessidades diárias de consumo de frutas, legumes e verduras, por pessoa. Elas complementam as cestas básicas com alimentos não perecíveis, entregues para as famílias encaminhadas pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).

Conseguimos atender, via licitação, a quase 4.000 famílias que, devido à pandemia, estavam em situação de insegurança alimentar bastante agravada”, ressaltou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante.

A elaboração do projeto contou com o apoio do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), Banco de Alimentos e Cras.

O Banco de Alimentos faz entregas regulares de cestas básicas com produtos oriundos de doações ou comprados pela Smads, às famílias encaminhadas pelos Cras e Creas, além de atender organizações da sociedade civil com cestas e/ou refeições oferecidas a seus beneficiários, entre os quais idosos, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e outros.