CMDCA lança campanha de arrecadação para o Fumdeca

26 de setembro de 2014

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), lança no próximo dia 10 de outubro, às 18h, na sede do Sindicato dos Contabilistas, a campanha de arrecadação para o Fumdeca – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é arrecadar R$ 5 milhões, que serão repassados para projetos sociais de Piracicaba.

A campanha visa incentivar a população a contribuir com entidades sociais do município, destinando parte do valor devido ao Imposto de Renda, para o Fumdeca. Da declaração completa, a pessoa física pode doar diretamente ao Fundo, até 6% do valor devido, e a pessoa jurídica, 1%. O contribuinte pessoa física tem ainda a opção de destinar 3% até o dia 31 de dezembro, e mais 3% até o dia 30 de abril de cada ano, observando o limite de 6% da destinação.

No ano fiscal de 2013, o fundo arrecadou R$ 2,09 milhões, beneficiando em 2014, 23 entidades e 41 projetos sociais. Para receber o recurso, as entidades apresentam os projetos para a execução de trabalhos voltados a crianças e adolescentes, com temas diversos como cultura, esportes e lazer, acolhimento institucional, educação, enfrentamento ao trabalho infantil, saúde, adequação e modernização de recursos físicos, ações educativas de combate ao uso de drogas, enfrentamento à violência, exploração e abuso sexual.

Atualmente, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conta com 33 entidades sociais cadastradas. A campanha de arrecadação para o Fumdeca será realizada com a parceria da Receita Federal, Pira 21, Sindicato dos Contabilistas, gabinete do vereador Pedro Cruz e demais apoiadores.

A destinação do Imposto de Renda permite que o dinheiro seja aplicado num projeto previamente elaborado, aprovado e fiscalizado periodicamente, que proporcionará grandes oportunidades a crianças e adolescentes do município. As doações para o Fumdeca podem ser feitas até o último dia útil de dezembro em uma conta no Banco do Brasil (BB), por meio de depósito identificado. A agência é 6516-1 e conta corrente n.º 8886-2.

POTENCIAL

Segundo o Delegado da Receita Federal, Luiz Antonio Arthuso, Piracicaba tem um grande potencial de arrecadação para o Fumdeca, com condições de arrecadar R$ 11 milhões, apenas como pessoa física.

Serviço:

Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região – Sincop