CMDCA segue com capacitação sobre “Defesa do Direito à Convivência Familiar”

18 de julho de 2013

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), articulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu na sede do Seame, o 5º encontro de capacitação sobre “Defesa do Direito à Convivência Familiar” e o fluxo da rede de atendimento.

A proposta voltada a atuação dos conselheiros e demais atores do sistema de garantia de direitos, visa a implementação local da política de defesa do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, além de desenvolver instrumentos para regulamentar e normatizar os programas de acolhimento institucional e familiar no município.

Durante a capacitação, os representantes foram convidados à discussão em grupos, para o levantamento das dificuldades encontradas na realização do trabalho com as violações de direitos de crianças e adolescentes. O encontro contou com a participação de representantes da Semdes, como dos Centros de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas I e II), Projeto Família Acolhedora, Casa de Acolhimento, CMDCA, Conselhos Tutelares, Pasca, Seame, Crami, Secretaria da Educação, Defensoria Pública, Cedic, Casa do Bom Menino, Ambulatório Saúde Mental Infanto-Juvenil e Vara da Criança e do Adolescente.

Para o presidente do CMDCA, Fábio do Amaral Sanches, um dos principais desafios encontrados pelo Conselho em relação à defesa do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, está na falta de diagnóstico dos órgãos que garantem a defesa de direitos. “Notamos que a rede necessita de um fluxo de atendimento prescritivo para que o problema seja tratado de forma preventiva”, ressalta.

De acordo com Mariza Tardeli, psicóloga e responsável pela capacitação, os primeiros encontros foram marcados pelas apresentações dos serviços realizados por cada órgão ou instituição, que trabalha pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “Esperamos que ao fim dos encontros, seja possível a elaboração de um fluxo de atendimento preciso”, comenta.

A capacitação segue a sequencia de oito encontros quinzenais, com aulas teóricas e dinâmicas de grupos para a elaboração de documentos como o instrumental de fluxo, resolução CMDCA/COMAS e monitoramento do Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária. Os próximos encontros estão agendados para os dias: 31/07, 08/08 e 22/08.

Informações: Casa dos Conselhos/CMDCA R: Joaquim André, 895 – Paulista 3434.0461 / 3434.7137

Tags: CMDCA