Com a pandemia, Conferência da Assistência Social terá novo formato

17 de agosto de 2021

Evento acontece de 25 a 27/08; inscrições estão abertas até 20/08

Acontece de 25 a 27/08 a 13ª Conferência Municipal da Assistência Social. Os dois primeiros dias do evento acontecerão de forma online e o terceiro, presencial. A população é convidada a participar: usuários dos serviços, autoridades, trabalhadores, prestadores de serviço, membros de conselhos do município, entidades, entre outros. As inscrições podem ser feitas até 20/08 por formulário online.

Este ano, o tema nacional definido para debate é Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social; com cinco eixos norteadores para discussão, que abrangem proteção social e equidade, financiamento, controle social, acesso às seguranças socioassistenciais e atuação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em situações de calamidade pública e emergências.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, ressalta a importância do evento e o desafio de se realizar uma conferência na pandemia. “A Comissão Organizadora não mediu esforços e se reinventou, conseguiu parcerias para realização do evento neste novo modelo. Este debate é fundamental neste momento no qual a política precisa ser aprimorada, considerando a nova realidade social da pandemia.”

A parceria com o Instituto Pecege e com a Câmara de Vereadores irá possibilitar as transmissões ao vivo e os encontros via plataforma digital. No dia 25, o evento será aberto e transmitido pela Câmara, e contará com palestra do convidado Edson G.P.O Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, conversa com Kátia Maria Paschoalini, abordando sua experiência como usuária do SUAS, e apresentação do histórico do município. No dia 26, haverá discussões por eixo, divididas por salas via Zoom, e eleição dos delegados votantes para a plenária presencial. Já dia 27, será no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença somente dos delegados eleitos no dia anterior.

Como preparação para o evento, foram realizadas 30 pré-conferências com a população ao longo dos meses de julho e agosto, em equipamentos públicos, serviços socioassistenciais e organizações sociais.

Cláudia Regonha, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), reforça que a conferência acontece a cada dois anos e é prevista como instância de participação e controle social. “É muito importante garantir representatividade. Nesse sentido, as pré-conferências prepararam e qualificaram os debates e, neste novo formato, tudo foi pensado de maneira a facilitar a participação de todos”.

A Conferência tem realização do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), da Secretaria Municipal de Educação, da Câmara de Vereadores e Instituto Pecege.
Inscrições pelo link: bit.ly/XIIIConferencia

Foto destaque: Davi Negri / Câmara Piracicaba.

Tags: CMAS