Com dança e música, Estação Idoso promove show de talentos

9 de outubro de 2023
Grupo de dança carimbó durante apresentação

Com plateia formada por mais de 250 pessoas, o Show de Talentos, realizado na Estação Idoso, fechou com chave de ouro a programação da Semana do Idoso, na última sexta-feira, dia 06/10. O evento contou com apresentações de dança e música que revelaram o talento dos atendidos dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centro Dia do Idoso e Com Vivência, executados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), além dos grupos de ginástica cerebral da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e grupo Viva Melhor.

Pedro Mendes, o Chacrinha comanda o Show de Talentos

O evento, dirigido por Chacrinha, ou melhor, Pedro Mendes, usou do bordão “vai pro trono ou não vai?” a cada apresentação. O grupo de dança Carimbó agitou as instalações com suas saias rodadas que davam movimento à dança. Logo após, subiu ao palco um grupo do Viva Melhor, formado por Hebert Debei, Luiz Gonzaga Porreca, Valentin Ferreira da Silva, Jair Jacinto e Laureci Floriano, que trajava personagens da banda de rock cômico, famoso na década de 90, Mamonas Assassinas.

Grupo Pamonhas Assassinas, formado por, da esquerda para a direita, Laureci, Luiz, Valentin, Hebert e Jair

A alegria foi contagiante e o público foi ao riso, cantando todos em uma só voz “Pelados em Santos”. Valentin Ferreira da Silva, 75 anos, foi um dos integrantes. “Formamos um grupo e a nossa intenção era a de alegrar a plateia, assim nasceu o Pamonhas Assassinas, onde pudemos expressar irreverência e muita alegria, como na época de meninice”, disse.

Da esquerda para a direita, Euclidia Fioravante, Carlos Beltrame, Maria Angélica (Branca) e Andréa Almeida

A secretária da Smads, Euclidia Fioravante, também marcou presença e falou sobre o orgulho e gratidão pelo serviço desenvolvido da Estação. “Essa gestão é uma grande incentivadora de ações para as pessoas idosas; uma população que está em crescimento e visa políticas públicas para o seu envelhecimento ativo e saudável. É gratificante ver todo esse trabalho ser demonstrado por meio dos seus atendidos”, comentou. Carlos Alberto Lordello Beltrame, secretário da Ação Cultural; Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, secretária da Selam, e Andréa Almeida, presidente do Fundo Social de Solidariedade, estiveram presentes.

Apresentação do trio Maria de Fátima, José Tadeu Pereira e Sérgio Nunes

Quem também subiu ao palco com violão e vozes, o trio formado por Maria de Fátima, 65 anos, José Tadeu Pereira, 70, e Sérgio Nunes, 68 anos, do projeto Com Vivência. “Já cantávamos na igreja, mas nunca tivemos a oportunidade de nos apresentar a uma plateia tão grande. Foi emocionante”, disse Maria de Fátima.

Sônia Regina Oliveira canta Fim de Noite

Sônia Regina Oliveira, 61 anos, da Estação Idoso, subiu emocionada ao palco e cantou Fim de Noite. “Sempre sonhei cantar e hoje faço parte do coral da Estação Idoso. Me senti agradecida por poder realizar meu sonho neste dia”.

O Show de Talentos contou ainda com outros artistas expositores: Escarlino Vital, do Centro Dia Idoso; Edázima Aidar, Deuzenir dos Santos, Edinilson Cardoso, Roberto Tonin e Antonio Degaspari, da Estação Idoso; Vani e Fabi e Wilse Esteves, da Ginástica Cerebral.

Show de Luiz Ayrão agita plateia com idosos dos serviços da Assistência Social

MÚSICA – Mais de 450 pessoas idosas, de serviços da rede socioassistencial, participaram na quinta-feira, dia 05/10 de show musical, no Sesc Piracicaba. A atividade fez parte da programação da Semana do Idoso.

Show de Luiz Ayrão agita plateia com idosos dos serviços da Assistência Social

O público não apenas cantou à voz de Luiz Ayrão, mas se emocionou e dançou ao som da turnê Samba de Respeito, celebrando os 50 anos de carreira do cantor, com repertório recheado de seus grandes sucessos, como Ciúme de Você, Saudades da República, Tchau, Tchau Amor, Colado em Você.

A Semana foi programada com o objetivo de reforçar a linha do cuidado e promoção do envelhecimento ativo e celebração aos 20 anos do Estatuto do Idoso. Entre os dias 01 e 06/10 foram realizadas palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades ao ar livre, cinema, entre outras atividades para pessoas idosas atendidas na rede socioassistencial e também público em geral, em vários pontos da cidade.

A ação contou com o apoio das unidades de CCInter, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Estação Idoso, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e pessoas idosas, Serviço de Proteção Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias – PEDI, projeto Com Vivência, Associação Franciscana De Assistência Social Madre Cecília (Afascom), Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), Lar Betel e Lar dos Velhinhos.