Combate ao abuso sexual infantil é tema central em série de entrevistas na rádio Educativa FM

9 de maio de 2022

Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a rádio Educativa FM, realiza entrevistas sobre o tema, nos dias 10, 12 e 17/05, sempre das 8h40 às 9h15, com profissionais da rede socioassistencial. As entrevistas fazem parte da programação da Prefeitura, realizada por meio da Smads, com ações de enfrentamento para conscientizar a sociedade sobre a proteção de suas crianças e adolescentes, o Maio Laranja.

Amanhã, dia 10/05, os convidados Nivaldo Guidolim, conselheiro tutelar, e Mariana Luciano, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) abordarão questões relacionadas à definição do abuso e exploração sexual, apresentando estatísticas do município, métodos de entrada dos casos por meio do Sistema de Garantia de Direitos, encaminhamentos e denúncias, além da abordagem a respeito dos projetos sociais voltados a crianças e adolescentes, realizados com o repasse do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca), possível por meio das destinações do Imposto de Renda.

Na quinta-feira, dia 12/05, será a vez da diretora do Departamento de Proteção Social Básica, da Smads, Jacqueline de Barros e Maithe Sentin, psicóloga do Instituto Formar. Na oportunidade, o tema será abordado com informações sobre os serviços de prevenção, como fortalecimento de vínculos que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com a oferta dos serviços nos territórios através dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e outros programas da assistência. Maithe falará sobre a importância dos serviços como espaço de construção de vínculo protetivo que contemplam ações preventivas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

No dia 17/05, terça-feira, as entrevistadas serão Veridiana Ricci, diretora do Departamento de Proteção Social Especial, e Cristiane Florentino, psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I). Os assuntos discorrerão sobre os dados de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, atendidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) que realizam o acompanhamento das vítimas e suas famílias; a importância da articulação com outras políticas setoriais, o fortalecimento das políticas públicas no enfrentamento das violações de direitos, as demandas atendidas no Caps I e agravos decorrentes dessas violações.

Os ouvintes poderão participar com perguntas aos entrevistados, via WhattsApp da rádio Educativa FM (19) 3433-4430.