Comdef realiza 10ª Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência

20 de setembro de 2021

Encontros e palestras seguem até sexta-feira, 24/09

Teve início hoje, 20/09, a 10ª Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

O evento acontece na semana do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado amanhã, 21/09. A programação segue até sexta-feira, 24/09, com lives na página @comdef_piracicaba e TV Câmara, que discutirão, com convidados, temas como a inclusão, o papel das entidades, além de uma vivência no semáforo em frente à Avistar, no dia 22/09.

Na quinta-feira, 23/09, o Comdef também recebe uma Moção de Aplausos pelos 10 anos de realização da Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, na Câmara de Vereadores, que também apoia o evento, juntamente com Assupira e Libras Piracicaba.

Wander Viana Santos, coordenador do Comdef, ressalta a importância das ações. “A programação promove visibilidade ao movimento das pessoas com deficiência e a luta por seus direitos, e leva à discussão sobre inclusão e acessibilidade para o poder público e para a sociedade”, frisa Wander.

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

PROGRAMAÇÃO

20/09, às 17h – Live: O Comdef e a inclusão das pessoas com deficiência na visão de seus conselheiros @comdef_piracicaba

21/09, às 17h – Reflexões sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, com transmissão pela TV Câmara. Participação: Gilmar Rotta, Wander Viana Santos, Gisele Milhomem (pessoa surda) e Isabele Ferreira da Conceição (pessoa com Síndrome de Down).

22/09, às 10h – Vivência no semáforo com a Avistar
Às 17h – Live com Clévis Spada (Selam), Euclidia Fioravante (secretária da Smads) e Wander Viana Santos (coordenador do Comdef) @pam.piracicaba @comdef_piracicaba

23/09, às 17h – Live I: O papel das entidades na luta pela inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência @comdef_piracicaba
Às 19h15 – Entrega de Moção de Aplausos ao Comdef.

24/09, às 12h – Programa Câmara Convida, com Letícia Farias Françoso, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD) e Elisângela Oliveira (Comdef), transmissão pela TV Câmara.
Às 17h – Live II: O papel das entidades na luta pela inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência @comdef_piracicaba

Tags: Comdef